Projecto de ciência-cidadã encontra planta rara em Arouca

A potentilha-dos-montes tem uma distribuição em Portugal bastante restrita, conhecendo-se até ao momento até ao momento apenas três núcleos populacionais.

Foto
A potentilha-dos-montes (Potentilla montana) Carminda Santos

A potentilha-dos-montes (Potentilla montana) – uma planta rara e em perigo de extinção, segundo a recente Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental – foi localizada no geoparque de Arouca.

Carminda Santos, naturalista do projecto ciência-cidadã “Biodiversidade do Arouca Geopark”, observou e registou esta planta neste território, pela primeira vez, e acrescentou uma nova localização no mapa português de distribuição da espécie.

“Com distribuição restrita a Portugal, esta planta habita em locais rochosos, taludes, prados e orlas, sendo apenas conhecidos, até ao momento, três núcleos populacionais”, sublinha um comunicado de imprensa desta quarta-feira da AGA – Associação Geoparque Arouca (Arouca Geopark). “Esta descoberta confirma, assim, a importância do envolvimento dos cidadãos no conhecimento e na protecção da biodiversidade.”

Para promover a divulgação do conhecimento científico e convidar toda a gente a participar na conservação do património natural, a Associação Geoparque Arouca, em parceria com a Câmara Municipal de Arouca, está a organizar o evento online “Biodiversidade do Arouca Geopark – 12 meses, 12 temas”, em que especialistas e investigadores convidados falam, durante uma hora, das particularidades de vários seres vivos, desde um líquen até ao lobo-ibérico, e da sua importância para os ecossistemas.

Sugerir correcção
Comentar