O primeiro cometa interestelar a visitar-nos manteve a sua pureza

Novas revelações sobre o cometa 2I/Borisov, viajante de outro sistema solar ao nosso canto cósmico, indicam-nos que a sua visita foi especial: pela primeira vez, aproximou-se de uma estrela.

Foto
Ilustração do cometa 2I/Borisov Ilustração do cometa 2I/Borisov/M. Kormesser/ESO

É o segundo visitante recente de outro sistema solar a aventurar-se até ao território governado pelo nosso Sol e, entre os cometas formados à volta de outras estrelas, é mesmo o primeiro a vir até cá. O cometa 2I/Borisov, que nos visitou em 2019, nunca terá passado antes perto de uma estrela, o que o torna um dos cometas mais inalterados que já vimos, segundo as observações do Very Large Telescope (VLT), um dos telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO) no Chile. Por essa razão, sem os efeitos de uma estrela sobre os materiais que o constituem, o 2I/Borisov é “uma relíquia intacta da nuvem de gás e poeira que lhe deu origem”, salienta em comunicado o ESO.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários