Glória ou horror: que história vão contar os nossos fósseis?

Agora que somos donos da Terra, que história vão contar os vestígios que deixarmos das nossas cidades, estradas e fábricas? Seremos bons antecessores ou deixaremos que futuras civilizações nos vejam como negligentes? No livro Pegadas, David Farrier partiu numa missão em busca dos nossos fósseis futuros.

Foto
Uma montanha-russa deslocada para o mar pelo furacão Sandy. Nova Jérsia, 2012 Steve Nesius/REUTERS

O leitor acorda. Dormiu num colchão assente num estrado com alumínio. Corta o pão com uma faca com cabo de plástico, bebe leite guardado num pacote de plástico do tabuleiro de plástico da porta do frigorífico, lava os dentes com uma escova feita de plástico – ao longo do dia, vai usar dezenas de outros objectos com plástico, muitos deles feitos a partir de petróleo, extraído a partir de buracos profundos na terra. Da sua casa faz-se à estrada. Desloca-se de carro, que emite dióxido de carbono para a atmosfera, em direcção ao emprego, uma dezena de andares de vidro, metal, plástico e cimento apontados ao céu.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários