Podemos importar a ministra das Finanças da Suécia?

Se fechássemos este buraco, teríamos ao menos moral para criticar o que os outros nos fazem, e exigir um sistema fiscal europeu que impedisse a corrida para o fundo. Não o fazendo, não temos moral e não temos dinheiro.

O regime fiscal beneficiando com dez anos de isenção de impostos os residentes não habituais em Portugal, que acaba por abranger sobretudo pensionistas estrangeiros, alguns dos quais não pagam impostos nem no país de origem nem no nosso, foi uma criação de um Governo de José Sócrates mantida depois pelo Governo de Passos Coelho e Paulo Portas. Na sequência de muita pressão por parte de alguns dos nossos parceiros europeus, o Governo de António Costa decidiu finalmente introduzir uma taxa de IRS de dez por cento para esta categoria de contribuintes — sem progressividade e certamente muito abaixo do que pagam os contribuintes nacionais com o mesmo tipo de rendimentos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 46 comentários