Covid-19: GNR multa 160 pessoas no distrito de Leiria por incumprimento de medidas

A GNR de Leiria autuou 160 pessoas no fim-de-semana que, com tentativas de chegar a Fátima e aos acessos às praias, estavam em incumprimento da proibição de circulação entre concelhos e do dever de recolhimento domiciliário.

Foto
As situações reportam-se a tentativas de chegar a Fátima, e aos acessos às praias LUSA/NUNO VEIGA

Cento e sessenta pessoas foram multadas no fim-de-semana em vários concelhos do distrito de Leiria por incumprimento das medidas para a contenção da pandemia de covid-19, anunciou a GNR.

Numa nota de imprensa, o Comando Territorial de Leiria da GNR refere que identificou 160 pessoas “por incumprimento das medidas vigentes para a contenção da pandemia”, em especial “da limitação de circulação entre concelhos e do dever geral de recolhimento domiciliário”.

A GNR especifica que, “no âmbito da Operação covid-19 Recolhimento +, os militares da Guarda realizaram diversas acções de patrulhamento e de fiscalização rodoviária direccionadas para os locais de grande afluência de pessoas e para os limites de concelhos, tendo sido identificadas 160 pessoas que se encontravam em incumprimento das medidas impostas pelo estado de emergência, resultando na elaboração dos respectivos autos de contra-ordenação”.

No mesmo comunicado, a GNR garante que “continua o seu esforço de actuação tendo em vista garantir que a população cumpre os normativos legais em vigor, em especial o dever geral de recolhimento domiciliário, bem como o dever de confinamento obrigatório e outras medidas aplicáveis para a contenção da epidemia e redução do risco de contágio da doença”.

A GNR realça ainda que o patrulhamento é “orientado para os locais e espaços públicos de maior circulação e propícios ao ajuntamento de pessoas”.

À agência Lusa, o tenente-coronel Pedro Rosa adiantou que os concelhos onde foram levantados mais autos foram os de Leiria e Alcobaça, esclarecendo que no primeiro caso as situações reportam-se a tentativas de chegar a Fátima (no concelho de Ourém) e, no segundo, os acessos às praias.