Bloco quer candidatar Beatriz Gomes Dias à Câmara de Lisboa

A decisão ainda terá de ser votada por todos os militantes do concelho, mas deverá ser confirmada ainda antes desta quinta-feira.

Foto
A deputada está no Parlamento desde 2019 Nuno Ferreira Santos

A deputada Beatriz Gomes Dias é a escolha da concelhia de Lisboa do Bloco de Esquerda para ser a candidata do partido às eleições autárquicas. A deputada parlamentar, de 49 anos, nasceu em Dakar, no Senegal, e vive em Lisboa desde os seus quatro anos e foi por este círculo que em 2019 foi eleita deputada à Assembleia da República. Antes de chegar ao Parlamento, Beatriz Gomes Dias era professora de Biologia no secundário e tinha já experiência autárquica em Lisboa, quer como deputada municipal, quer nas juntas de freguesia dos Anjos e de Arroios.

No Parlamento, a deputada bloquista assumiu as pastas do combate ao racismo, defesa dos direitos das pessoas migrantes e cultura. Beatriz Gomes Dias é activista anti-racista e a fundadora da Djass – Associação de Afrodescendentes, que apresentou o projecto para a construção do Memorial de Homenagem às Pessoas Escravizadas – vencedor do Orçamento Participativo de Lisboa em 2017 (cuja construção está prevista para os próximos meses, no Campo das Cebolas).

O nome de Beatriz Gomes Dias foi proposto oficialmente esta segunda-feira, após uma discussão da concelhia de Lisboa, que apresentou o nome aos militantes do Bloco de Esquerda num encontro virtual. A escolha será agora submetida à votação secreta de todos os militantes bloquistas, na sede nacional do Bloco de Esquerda, em Lisboa, durante esta terça e quarta-feira. 

Quais são os candidatos a Lisboa já conhecidos?

Neste momento, os únicos candidatos já confirmados são: o social-democrata Carlos Moedas; o candidato do Chega Nuno Graciano; e o do Volt Tiago Matos Gomes. A Iniciativa Liberal chegou a apresentar um candidato próprio, Miguel Quintas, mas o gestor desistiu da corrida três dias depois, invocando “razões pessoais”.

Apesar do percalço, a Iniciativa Liberal mantém a intenção de apresentar um candidato o candidato, não se juntando assim aos restantes partidos convidados a apoiar o candidato do PSD. Carlos Moedas manter-se-á na corrida apenas com o apoio do CDS, do Partido Popular Monárquico (PPM), do Movimento Partido da Terra (MPT) e da Aliança. 

Há duas semanas, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, admitiu que João Ferreira, eurodeputado e vereador na Câmara de Lisboa, poderá ser o candidato pela CDU (coligação que junta o PCP e o PEV).

Sugerir correcção
Ler 9 comentários