Womex 2022 será em Lisboa

Depois do Porto, o evento dedicado às chamadas “músicas do mundo” segue para a capital. O Womex 2021 está marcado para 27 a 31 de Outubro, do de 2022 saber-se-ão mais detalhes esta sexta-feira.

Foto
Womex em 2018

A Câmara Municipal de Lisboa comunicará na sexta-feira de manhã, via livestream, que a edição de 2022 da Womex, um dos maiores eventos internacionais da área das chamadas “músicas do mundo”, irá acontecer na capital portuguesa. O anúncio, soube-se esta quinta-feira, contará com as presenças da vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, da ministra da Cultura, Graça Fonseca, e dos promotores do evento em Portugal.

A notícia acaba por conter alguns elementos de surpresa, porque a edição deste ano acontecerá também em Portugal, mais exactamente no Porto. O Womex é um evento multidisciplinar que, partindo da música, se desdobra em concertos, filmes, palestras, showcases e encontros entre profissionais. Ponto de encontro de produtores, promotores de festivais, músicos, agentes e restante comunidade ligada a esta área artística, é também aberto ao público. A sua 27.ª edição terá lugar entre os dias 27 e 31 de Outubro de 2021. As datas da edição de 2022 em Lisboa deverão ser comunicadas esta sexta-feira.

Na apresentação do acontecimento no Porto, ainda antes do eclodir da pandemia, foi comunicado que eram esperados, entre os mais de 2500 profissionais envolvidos, mais de 260 artistas vindos de todos os continentes, cerca de 520 editoras e distribuidoras, quatro centenas de instituições governamentais e educacionais, oito centenas de agentes, mais de 610 gestores e 300 produtores, a que se juntarão cerca de 1250 empresas vindas de mais de 50 países.

Nascido em 1994 com o objectivo de funcionar como um trampolim para géneros musicais “exteriores aos eixos então dominantes da indústria”, o Womex estreou-se em Berlim antes percorrer uma série de cidades europeias, de Copenhaga a Bruxelas, de Estocolmo a Roterdão, de Sevilha a Marselha. E agora, depois do Porto, será Lisboa.

Sugerir correcção
Comentar