Teatro São João assinala fim do centenário com conversas, entrevistas e espectáculos

Efeméride é assinalada com a estreia de À Espera de Godot, de Beckett, numa encenação de Gábor Tompa. Mas há mais peças, e outras produções, para ver no próximo fim-de-semana.

Foto
À Espera de Godot junta actores que fazem parte do elenco “quase” residente do Teatro São João João Tuna/ Teatro Nacional São João

O Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, vai assinalar o fim das comemorações do centenário do edifício-sede com iniciativas online, entre as quais a estreia de À Espera de Godot, do encenador Gábor Tompa, divulgou esta quarta-feira aquela instituição cultural.

O espectáculo À Espera de Godot é uma tragicomédia em dois actos onde “nada acontece duas vezes”, como lembra o TNSJ em comunicado. A instituição conta ter lançado um desafio ao encenador multipremiado Gábor Tompa, que revisita o clássico de Samuel Beckett “como um maestro que recria, com músicos diferentes, uma estrutura musical de uma assombrosa precisão”. “Queria expandir um pouco a peça e ter uma canção portuguesa. Há tantos milagres a acontecer ao nosso redor e a que não prestamos atenção: uma árvore que reverdece, a forma como a música e a arte tocam as pessoas”, conta o encenador, citado no comunicado do TNSJ.

A estreia está marcada para as 19h de domingo, com transmissão em directo realizada por Luís Porto. A peça junta actores que fazem parte do elenco “quase” residente do teatro nacional portuense.

Antes, às 12h, é possível assistir a uma entrevista a Gábor Tompa nos canais digitais do teatro.

Esta produção própria é uma das iniciativas de um programa virtual de dois dias que arranca este sábado às 18h00, com uma conversa sobre o espectáculo Exactamente Antunes, e termina domingo às 22h com O Balcão, espectáculo encenado pelo director artístico do TNSJ, Nuno Cardoso.

“A 7 de Março [domingo] assinalamos simbolicamente o fim do centenário do Teatro São João, mas o centenário não acaba aqui. Uma efeméride é um jogo sem fronteiras: até ao final de 2021 haverá ainda uma exposição, um colóquio internacional e alguns volumes dos Cadernos do Centenário”, descreve o TNSJ.

A instituição – que soma ao TNSJ, o Teatro Carlos Alberto (TeCA) e o Mosteiro de São Bento da Vitória – convida, ainda, os interessados a instalarem-se na “sala virtual” e a sintonizarem a RTP 2, que, no sábado, às 22h, transmite Exactamente Antunes, de Jacinto Lucas Pires. A peça parte do romance Nome de Guerra, de Almada Negreiros, e tem como encenadores Cristina Carvalhal e Nuno Carinhas, bem como realização de Pedro Filipe Marques. “Debatemos, perguntamos, visitamos, repomos, estreamos. Mas calma, ainda não é o fim nem o princípio. O teatro começa todos os dias e todas as noites. Continuamos juntos por mais 200 anos?”, desafia o TNSJ.

O programa de conversas, entrevistas, documentários e espectáculos inclui um convite para uma visita guiada ao TNSJ através de um documentário de Luís Porto que dá a conhecer o edifício centenário, no domingo às 8h. No mesmo dia segue-se a apresentação digital de Válvula, às 10h00, uma criação de António Jorge Gonçalves e Flávio Almada que se “situa algures entre a conferência e o concerto, articulando palavras, desenhos e canções”. Às 16h são “servidas” três ceias natalícias, através das quais vão ser conhecidas as vidas de três casais disfuncionais em Comédia de Bastidores, de Alan Ayckbourn, com encenação de João Cardoso e Nuno Carinhas.

Os bilhetes para os espectáculos têm o valor de dois euros.

Sugerir correcção
Comentar