Marcelo cai nas sondagens, mas garante reeleição à primeira volta

Três estudos de opinião dão segundo lugar a Ana Gomes, mas por uma margem muito curta.

Foto
Marcelo Rebelo de Sousa tem vindo a cair nos estudos de opinião LUSA/MÁRIO CRUZ

As três sondagens publicadas esta sexta-feira, último dia da campanha eleitoral, abrem caminho para a reeleição do actual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e dão o segundo lugar à ex-eurodeputada socialista, Ana Gomes, embora, no estudo de opinião realizado pelo ISCTE/ICS para o Expresso e a SIC, a diplomata tenha um resultado (14,5%) muito próximo do de André Ventura, que recolhe 12,5% das intenções de voto.

A sondagem da Eurosondagem para o Porto Canal e semanário Sol revela que se as eleições se realizassem esta sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa seria eleito com 61,8% das intenções de voto. Já o barómetro da Aximage diz que o actual Presidente da República seria eleito à primeira volta, com 59,4% das intenções de voto. De acordo com o estudo de opinião realizado pelo ISCTE/ICS, Marcelo recolheria 58% das intenções de voto, um resultado que evidencia que o chefe de Estado tem vindo a perder pontos. Neste barómetro, Marcelo cai oito pontos desde Dezembro (última sondagem realizada pelo ISCTE/ICS para o Expresso e a SIC) até agora.

 O barómetro da  ISCTE/ICS não afasta uma segunda volta, se a abstenção for muito elevada, tal como prevê esta sondagem.

Ao contrário de Marcelo, Ana Gomes e André Ventura sobem nesta sondagem, cujo trabalho de campo decorreu entre os dias 12 e 18 de Janeiro. A ex-eurodeputada do PS passa dos 13% para os 14,5%, e o candidato do Chega cresce 3,5 pontos percentuais relativamente ao resultado de há um mês. A diferença entre os dois é de dois pontos, um intervalo que fica dentro da margem de erro, que é de 3%.

A luta entre Marisa Matias e João Ferreira, que representam os partidos à esquerda do PS, também é renhida. Marisa Matias perde agora um ponto e João Ferreira sobe um ponto. Os dois registam 6% das intenções de voto. O trabalho de campo desta sondagem começou dois dias depois dos debates televisivos entre os vários candidatos, em que Marisa Matias evidenciou maior dificuldade, e prolongou-se até à última segunda-feira, quando o primeiro-ministro, António Costa, anunciou novas restrições ao confinamento por causa da pandemia de covid-19.

O candidato apoiado pela Iniciativa Liberal, Tiago Mayan Gonçalves, fica-se pelos 2% e Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, recolhe apenas 1% das intenções de voto.

O resultado que Ana Gomes regista na Eurosondagem é de 13,6%, ou seja, 3,6 pontos a mais do que André Ventura, que fica nos 10%. A quarta posição é ocupada por Marisa Matias, com 6%, mais 1,4 pontos percentuais do que o candidato João Ferreira, que consegue 4,6%. Por seu lado, Tiago Mayan Gonçalves conta com 2,1% e Vitorino Silva tem 1,7%.

Contas feitas, os candidatos à esquerda de Marcelo conquistam nesta sondagem 25,1% das intenções de voto e os dois candidatos à direita a do actual inquilino de Belém alcançam 12,1%.

Sem a distribuição dos 15,5% de entrevistados que não souberam ou não quiseram responder, Marcelo Rebelo de Sousa arrebata 52,2%, seguindo-se Ana Gomes (11,5%), André Ventura (8,4%), Marisa Matias (5,1%), João Ferreira (4,1%), Tiago Mayan Gonçalves (1,8%) e Vitorino Silva (1,4%). Em Outubro, a Eurosondagem adiantava que o actual Presidente da República teria como garantida uma vitória à primeira volta e com mais de 50% dos votos.

A sondagem foi realizada entre segunda e quinta-feira e foram feitas 2533 entrevistas validadas, tendo a amostra um erro máximo de 1,95% para um grau de probabilidade de 95,0%.

O barómetro da Aximage para a TSF/DN/JN que dá a Marcelo 59,4% – menos 1,7 pontos – atribui à ex-eurodeputada socialista 15,4% das intenções de voto, precisamente o mesmo resultado que obteve no estudo de opinião de Dezembro. A Aximage dá uma vantagem de 5,4% pontos percentuais a Ana Gomes relativamente ao seu principal adversário na corrida presidencial, que se fica pelos 9,7%, tendo subido 1,7 pontos percentuais, em comparação com o resultado que teve há um mês.

A quarta posição vai para o candidato apoiado pelo PCP e pelo PEV, João Ferreira, que neste estudo surge com 5%, ou seja, 0,7 pontos percentuais a mais que Marisa Matias, que recolhe as preferências de 4,3% dos inquiridos. Colado à candidata do Bloco está Mayan Gonçalves, que conta com 3,3%, um resultado superior, em 2,2 pontos, ao que alcançou em Dezembro. A última posição cabe a Vitorino Silva, com 1,5%.

 O barómetro da Aximage vaticina uma abstenção na casa dos 58% para a votação das eleições presidenciais do próximo domingo.

De acordo com a ficha técnica, os trabalhos de campo decorreram entre os dias 9 e 15 de Janeiro, tendo sido realizadas 1183 entrevistas telefónicas a cidadãos com mais de 18 anos residentes em Portugal. Com uma margem de erro de 2,8%, a amostra de 1183 entrevistas corresponde a um intervalo de confiança de 95%.

Na sondagem do ISCTE  ICS para o Expresso e a SIC foram inquiridas 1210 pessoas, 33% através de telefones fixos e 66% por telemóvel. A margem de erro da amostra é de mais ou menos 3%, com um nível de confiança de 95%.

Sugerir correcção
Ler 9 comentários