Sondagem dá vitória a Marcelo à primeira com 61%, Ventura sobe para segundo

André Ventura surge em segundo lugar muito próximo de Ana Gomes, em terceiro.

Foto
Marcelo Rebelo de Sousa na noite da vitória eleitoral de 2016 Miguel Manso

Faltam três meses para as eleições presidenciais, que se deverão realizar a 24 de Janeiro de 2021, e a posição de Marcelo Rebelo de Sousa nas sondagens continua a consolidar-se. Se (ou quando) se apresentar como candidato, o actual Presidente da República terá como garantida uma vitória à primeira volta e com muito mais de 50% dos votos. O mais recente estudo de opinião indica que Marcelo Rebelo de Sousa é o preferido de 61% dos inquiridos pela Eurosondagem para o Porto Canal e o semanário Sol.

O segundo classificado fica a grande distância do primeiro lugar e quase colado ao terceiro classificado. A novidade é que esse segundo lugar, até aqui ocupado por Ana Gomes, passa para André Ventura, o candidato do Chega que foi o primeiro a juntar-se à corrida, em Fevereiro: Ventura conta com 11% das intenções de voto e a socialista com 10%.

Esta distância de 1 ponto percentual entre o segundo e o terceiro é inferior à margem de erro da sondagem, que se situa nos 2,99%. Também a diferença entre a terceira classificada e a quarta (Marisa Matias) é inferior a esse valor. A candidata do BE recolhe a preferência de 8,5% dos inquiridos.

A partir daqui, aumentam as distâncias: João Ferreira, do PCP, conta com 5,5% das intenções de voto, e Tiago Mayan Gonçalves, da Iniciativa Liberal, fica-se pelo 1%.

O trabalho de campo para este estudo da Eurosondagem foi realizado entre os dias 12 e 15 de Outubro e implicou 1072 entrevistas válidas. Uma percentagem de 19,6 dos inquiridos mostram-se ainda indecisos ou preferiram não responder. O erro máximo da amostra é de 2,99% para um grau de probabilidade de 95%.

Sugerir correcção