Apelos de Biden à união tropeçam e caem com estrondo no Senado

Anterior maioria do Partido Republicano exige que o Partido Democrata mantenha a famosa regra do filibuster. Democratas exigem mais abertura para aprovar leis, ou admitem extinguir uma das regras mais polémicas do Senado.

Foto
Chuck Schumer, líder da nova maioria democrata no Senado, discursa à passagem do seu antecessor, o republicano Mitch McConnell Reuters/JONATHAN ERNST

O início dos trabalhos no Senado norte-americano, por onde passam decisões como a resposta à pandemia da covid-19, está bloqueado no meio de uma nova luta política entre o Partido Republicano e o Partido Democrata. Em causa está o futuro de uma regra que dá à minoria republicana o poder para travar a aprovação de leis, e que a ala mais à esquerda no Partido Democrata quer extinguir para acelerar as suas reformas mais ambiciosas e menos consensuais.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários