Comércio a retalho caiu 5% na União Europeia de Outubro para Novembro

Sentimento de confiança recuperou em Dezembro, apesar de ter continuado a cair nos serviços e comércio a retalho.

Foto
A quebra nas vendas foi superior na área do euro do que no conjunto da UE LUSA/YANNIS KOLESIDIS

As novas restrições adoptadas nos vários países europeus por causa da segunda vaga da pandemia fizeram as vendas no comércio a retalho na zona euro cair 6,1% em Novembro face a Outubro (5% no conjunto dos 27 Estados-membros), mostram estatísticas divulgadas nesta quinta-feira pelo Eurostat.

Os dados do gabinete europeu revelam que a quebra em relação a Novembro de 2019 é de 2,9% nos países que partilham o euro e de 1,4% nos 27 Estados-membros.

As maiores quebras de Outubro para Novembro aconteceram na França (18%), Bélgica (16%%) e na Áustria (10%). Portugal registou uma quebra em cadeia a rondar os 5%. Apesar da tendência global ser de contracção, a Alemanha e os Países Baixos conseguiram registar um crescimento neste indicador, com o volume de negócios do comércio a aumentar em cadeia 1,9% e 2,6%, respectivamente.

Em Dezembro, o sentimento económico recuperou tanto na região do euro como no conjunto da União Europeia (UE), embora isso não tenha acontecido no índice de confiança medido no sector dos serviços e no comércio a retalho, revela o indicador compilado pela Direcção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia.

Apoiado por uma melhoria da confiança dos consumidores e do sector da indústria, o índice subiu 2,7 pontos na zona euro, para 90,4, e 2,8 pontos na União, para 89,5 pontos.

Título corrigido às 12h44: O título inicial reflectia a queda referente à zona euro, tendo sido rectificado para o valor correcto do conjunto da UE.

Sugerir correcção
Comentar