Portugal bateu novo recorde de produção energética sem carvão durante o Natal

Sistema eléctrico nacional esteve 111 horas sem recorrer à produção térmica clássica. Passou todo o fim-de-semana de Natal a consumir apenas energias de origem renovável.

Foto
PAULO PIMENTA

Durante o período de Natal, mais concretamente entre os dias 24 e 28 de Dezembro, Portugal conseguiu estar 111 horas seguidas de produção energética sem a contribuição “de qualquer produção térmica clássica”, informou a empresa que controla as vias de distribuição de energia, a Redes Energéticas Nacionais (REN) em comunicado.

Trata-se de um novo recorde, que foi possível graças à “redução de consumos no período do Natal, associada a elevadas disponibilidades eólicas e hídricas”. “O anterior período máximo sem térmica convencional tinha ocorrido em Abril de 2018, totalizando 88 horas. Este ano, a contribuição do carvão para o abastecimento o consumo de electricidade foi de 4%, quando habitualmente ultrapassava os 20%”, sublinhou a empresa.

De acordo com a REN, durante o fim-de-semana de Natal “o sistema foi abastecido a partir de produção eólica com 47%, hídrica 19%, importação 17%, fotovoltaica com 2% e os restantes 15% de co-geração e biomassa”.

Neste período, Portugal precisou, ainda assim, de importar quase 20% da energia de que precisou. A única porta de entrada de energia no país é Espanha.

Para João Conceição, chief operations officer da REN, “estes dados revelam a robustez do Sistema Eléctrico Nacional, pois quando é necessário ajustar a diferentes fontes de produção, estas ficam disponíveis, em condições competitivas de mercado, assegurando a segurança e a fiabilidade do abastecimento”.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários