Alberto Oculista reconhecida como a Óptica do Ano 2020

Foi a primeira vez que o Prémio Essilor Excelência da Óptica foi entregue e a Alberto Oculista venceu logo em duas categorias. Além de ter recebido a distinção máxima como Óptica do Ano, destacou-se também na categoria de Melhor Atracção de Clientes.

Foto
D.R.

A Alberto Oculista foi a grande vencedora da primeira edição do Prémio Essilor Excelência da Óptica, criado com o objectivo de reconhecer, inspirar e promover ópticas de Norte a Sul do país que se destaquem nos seus diversos campos de acção. Vencedora na categoria principal – Óptica do Ano - a Alberto Oculista acumulou também a distinção como a melhor a atrair clientes, atribuída à loja do Saldanha Residence, em Lisboa,

A distinção resulta de uma iniciativa do Correio da Manhã, Jornal de Negócios e Intercampus GFK, em parceria com a Associação Nacional dos Ópticos (ANO) e com o apoio da Essilor Portugal. O reconhecimento agora feito à marca corrobora a postura com que esta se encontra no mercado desde a sua fundação, em 1984. Mais de 35 anos depois, o foco no cliente e a constante procura pela melhoria da sua qualidade de vida continuam a ser os principais eixos de actuação da Alberto Oculista, que prima pela qualidade do serviço prestado e dos produtos disponibilizados, com o intuito de superar as expectativas dos clientes e marcar a diferenciação no mercado.

2020: Ano de superação

A distinção como Óptica do Ano, na primeira vez que o galardão foi atribuído, surge precisamente num ano atípico e em que a Alberto Oculista se viu forçada a rever toda a estratégia seguida. No seu caso, tal passou por manter as lojas abertas durante o primeiro confinamento, apesar dos enormes prejuízos registados. Desta forma, a companhia continuou disponível para atender as necessidades urgentes dos portugueses, tendo ao mesmo tempo inovado com serviços que reforçaram essa opção. Destaque-se a este propósito o serviço de atendimento ao domicílio, segundo o qual, cumprindo todos os requisitos de higiene e segurança, os profissionais da marca se deslocam a casa dos clientes para realizar uma consulta de forma segura e inteiramente grátis, além de fornecer todo o apoio necessário e tornando ainda possível a escolha dos óculos.

Com efeito, em plena pandemia, a Alberto Oculista lançou um inovador e exclusivo serviço de Óculos 100% à Medida e Personalizados, destinado a assegurar que todas as pessoas encontram os óculos certos para si. Baseado no software VEA (Virtual Eyewear Assistant), que em Portugal é disponibilizado em exclusivo pela marca, o sistema processa todas as medidas biométricas do rosto da pessoa, sugerindo de seguida os formatos de armações que mais se adequam à fisionomia. Também as cores e os padrões podem ser seleccionados, garantindo a total personalização e conforto dos novos óculos. Este serviço começou por ser utilizado durante as consultas ao domicílio e hoje está também disponível nas lojas físicas Alberto Oculista, sob marcação.

O ano de 2020 ficou ainda marcado pelo lançamento da colecção de óculos assinada por Juliana Paes, actriz e embaixadora da marca - a Juliana Paes Eyewear Collection – que se tratou de um lançamento único e exclusivo a nível mundial.

Quatro categorias, um prémio máximo

Foram quatro as categorias a concurso na primeira edição do Prémio Essilor Excelência da Óptica, nomeadamente, Melhor Atendimento, Melhor Atracção de Clientes, Melhor Comunicação/Informação de Saúde Visual e Melhor Impacto Social. Foi ainda atribuído o Grande Prémio Óptica do Ano, que representa o reconhecimento máximo da óptica em Portugal, entregue à óptica que obteve melhor classificação média nas quatro categorias, neste caso, a Alberto Oculista.

A primeira fase de selecção dos vencedores incluiu um questionário online a cada loja candidata, uma avaliação dos meios digitais e ainda uma visita presencial segundo o método do “cliente mistério”, que consiste na utilização de avaliadores não identificados. Posteriormente, a decisão final foi tomada por um júri presidido pelo músico Pedro Abrunhosa e integrado por Fernando Tomaz, presidente da ANO; Joana Silva, professora auxiliar da Católica Lisbon School of Business & Economics; João Ferreira, jornalista da CMTV; Maria Madalena Lira, professora auxiliar da Universidade do Minho e Ricardo Flamínio, da revista ÓpticaPro. Os prémios Carreira e Inovação/Investigação foram atribuídos por votação directa do júri.

Com origem em 1984, no arquipélago da Madeira, foi aqui que a Alberto Oculista deu início à expansão da sua rede de lojas, em 2011, ano em que avançou para o arquipélago dos Açores e continente. Actualmente, a marca conta com 69 lojas em Portugal e uma em Madrid, Espanha, inaugurada em 2017, além de contar ainda com uma loja online.