Macron com covid-19. Costa cancela viagem a São Tomé e Guiné-Bissau e agenda presencial

Macron reuniu-se esta quarta-feira ao almoço com o primeiro-ministro português no Palácio do Eliseu, em Paris.

covid19,coronavirus,emmanuel-macron,politica,franca,doencas,
Fotogaleria
O Presidente francês e António Costa no Palácio do Eliseu, em Paris IAN LANGSDON/EPA
covid19,coronavirus,emmanuel-macron,politica,franca,doencas,
Fotogaleria
IAN LANGSDON/EPA
covid19,coronavirus,emmanuel-macron,politica,franca,doencas,
Fotogaleria
IAN LANGSDON/EPA
covid19,coronavirus,emmanuel-macron,politica,franca,doencas,
Fotogaleria
IAN LANGSDON/EPA
,Primeiro ministro da noruega
Fotogaleria
GONZALO FUENTES/Reuters
Fotogaleria
GONZALO FUENTES/Reuters

O primeiro-ministro português fez teste à covid-19 e está em isolamento profiláctico, depois de o Presidente francês, Emmanuel Macron, com quem se encontrou na quarta-feira, ter sido diagnosticado com infecção pelo novo coronavírus.

Macron reuniu-se esta quarta-feira com António Costa, que viajou para Paris para um almoço de trabalho com o Presidente francês. O encontro ocorreu no Palácio do Eliseu e o principal tema em cima da mesa foi a preparação da presidência portuguesa da União Europeia.

“O Presidente da República foi diagnosticado positivo para a covid-19 hoje”, revelou esta quinta-feira o gabinete de Macron em comunicado. “Este diagnóstico foi feito após um teste de PCR realizado no início dos primeiros sintomas”, acrescentou.

A presidência disse ainda que Macron irá estar em isolamento durante os próximos sete dias, mas “continuará a trabalhar e a assegurar as suas actividades à distância”.

António Costa faz teste à covid-19

Depois de receber a informação de que o presidente francês teve um resultado positivo no teste ao SARS-CoV-2, o primeiro-ministro, António Costa, decidiu antecipar, por umas horas, o teste que já tinha previsto fazer esta quinta-feira à tarde para poder viajar para São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau.

“Em virtude da confirmação do teste positivo do Presidente francês Emmanuel Macron, com quem esteve ontem no Palácio do Eliseu, o primeiro-ministro encontra-se em isolamento profiláctico preventivo até avaliação do grau de risco por parte das autoridades de saúde”, informou entretanto o gabinete de António Costa.

“No quadro da preparação da deslocação a São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, prevista para 18 a 20 de Dezembro, o primeiro-ministro realizou hoje de manhã um teste para detecção de covid-19. O primeiro-ministro decidiu cancelar essa deslocação, bem como toda a agenda pública que implique a sua presença física. Mantém toda a actividade executiva e a agenda de trabalho, que realizará à distância”, acrescentou a nota, de acordo com a qual António Costa não apresenta quaisquer sintomas. 

Por enquanto, António Costa está na residência oficial de São Bento, resguardado, e deverá participar por videoconferência na reunião de trabalho sobre o plano de vacinação contra a covid-19, no final da qual haverá um briefing a cargo da ministra da Saúde, Marta Temido.

Ainda para esta quinta-feira à tarde, está agendado um Conselho de Ministros para aprovar o novo decreto do estado de emergência que vigorará até 7 de Janeiro.

Jean Castex e Pedro Sánchez em isolamento

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, também irá cumprir um período de isolamento, anunciou esta quinta-feira o líder do Senado, Gérard Larcher, na abertura de uma sessão durante a qual estava previsto o chefe de Estado apresentar o plano de vacinação contra a covid-19 em França, avança o Le Monde.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, também suspendeu todas as suas actividades e irá cumprir quarentena até dia 24 de Dezembro após ter almoçado com Macron na segunda-feira, de acordo com o jornal El País

Emmanuel Macron participou no Conselho Europeu no fim da semana passada em Bruxelas. Fonte europeia disse ao PÚBLICO que, no seguimento das informações divulgadas pelas autoridades francesas, o Presidente francês é considerado como potencial contacto de risco desde segunda-feira, 14 de Dezembro. A mesma fonte acrescentou que durante o Conselho Europeu, que decorreu na passada quinta e sexta-feira, todas as medidas sanitárias foram cumpridas e não há, até ao momento, informação de mais participantes ou funcionários que tenham testado positivo à covid-19.

No início desta semana, a comitiva de Emmanuel Macron garantiu ao diário Le Figaro que o Presidente já tinha sido testado várias vezes à covid-19 desde o início da pandemia e que a primeira-dama francesa, Brigitte Macron, já tinha estado também em quarentena após ter estado em contacto com um infectado, embora, na altura, Brigitte não tenha testado positivo.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários