Sensibilidade e bom senso

Um ano de uma doença nova é ainda um tempo manifestamente insuficiente para ter certezas absolutas sobre muitos dos aspectos dessa doença. Admiti-lo não é negacionismo: é uma evidência e é também prudência.

Ser médico é, num sentido lato, ser um cientista. Mas a Medicina não é uma ciência exacta: é uma ciência aplicada e a sua aplicação é uma arte. Esta realidade incontornável é frequentemente omitida, porque uma das principais preocupações da Medicina é transmitir segurança – e a admissão da existência de uma certa probabilidade de errar não é das melhores armas para persuadir alguém seja do que for. Assim, quando se trata de um assunto médico, as constantes referências à exactidão da Ciência devem ser encaradas com cautela. Frequentemente, a certeza científica mais honesta que se pode ter sobre um determinado assunto é admitir que não há certeza científica.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários