Portugal é cada vez mais o Rabo de Peixe da Europa

Na década de 70 lutámos por um Portugal democrático. Na década de 80 lutámos por um Portugal europeu. Na década de 90 lutámos pela pertença ao “pelotão da frente” e pela adesão à moeda única. A partir daí andamos a lutar pelo quê, exactamente?

O maior problema de Portugal não são os trezentos e tal milhões de euros que o país gasta anualmente com o Rendimento Social de Inserção (RSI). Não é o facto de 3 ou 4% do total do RSI ir para ciganos, nem o facto de 30% da população de Rabo de Peixe usufruir de rendimentos mínimos garantidos. Sem dúvida que qualquer uma destas situações pode ser problemática e merecer a nossa atenção. Mas o grande, gigantesco problema de Portugal é ele próprio estar a transformar-se no Rabo de Peixe da Europa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 69 comentários