Pet

Por cada cão, uma história (com pêlo): o canil de Lisboa procura uma nova casa para estes animais

Para cada cão a adoptar, uma história e uma fotografia. Desenvolvido por voluntários da Casa dos Animais de Lisboa, o projecto Histórias com Pêlo junta imagem e texto para encontrar uma nova casa para estes animais. 

Fotogaleria

Histórias com Pêlo é um projecto que procura mostrar e conquistar adoptantes para os cães da CAL – Casa dos Animais de Lisboa. Surgiu em Setembro pela mão de voluntários que passeavam os cães do canil municipal e que sentiam que as fotografias publicadas nas redes sociais do centro de recolha não faziam jus à causa por não terem qualidade suficiente.

Rita Dias, professora, e Ricardo Silva, fotógrafo profissional, acharam que “podiam fazer um bocadinho mais”, conta a primeira ao P3. Com o apoio de Elisabete Andrade, chefe dos voluntários da CAL, surgiu assim este projecto de storytelling, em que os dois voluntários desafiam personalidades para criarem pequenas narrativas para as fotografias de cães a adoptar.

São histórias fictícias, à volta do “ser cão” ou da invenção da sua biografia. Assim conhecemos o Doutor Simões, o Sancho  ou a 528. A maioria dos autores faz um texto por animal —​ são os próprios que escolhem o retratado e elaboram uma narrativa. Tanto pode ser um poema, como uma reflexão: não pode é ultrapassar os 1000 caracteres, para que o texto funcione bem nas redes sociais. 

Os autores são escolhidos por Rita e Ricardo, que têm procurado pessoas relacionadas com a arte e a cultura, que, no seu entender, escrevam bem e, claro, com “sensibilidade para a causa animal”. O objectivo é "que o animal tenha uma história atractiva e que a pessoa, através da imagem, queira ir lá [ao canil] vê-lo". O poeta André Tecedeiro, o cartoonista Hugo Van der Ding e a escritora Raquel Ochoa, por exemplo, já assinaram histórias.

O impacto ainda é difícil de analisar, no entanto é já certo que em Setembro houve três adopções seguidas, a que se somaram quatro relacionadas directamente com o projecto. E as mensagens enviadas via Facebook à Casa dos Animais aumentaram consideravelmente – mas dentro do contexto actual de pandemia e incerteza financeira, “é cedo para fazer a avaliação”.

Assim, a partir de um pequeno estúdio onde Ricardo "tem imenso prazer com o talento dele de tirar as melhores chapas" aos animais, e com a estimulação da criação literária, as Histórias com Pêlo têm vindo a conquistar corações humanos  e lares para cães.

Texto editado por Amanda Ribeiro

Doutor Simões, apresentado por Hugo Van der Ding
Doutor Simões, apresentado por Hugo Van der Ding Ricardo Silva
Doutor Simões, apresentado por Hugo Van der Ding
Doutor Simões, apresentado por Hugo Van der Ding Ricardo Silva
Sancho, apresentado por Rui Xerez de Sousa
Sancho, apresentado por Rui Xerez de Sousa Ricardo Silva
Uva, apresentado por Raquel Serejo Martins
Uva, apresentado por Raquel Serejo Martins Ricardo Silva
Zeca apresentado por Inês Fonseca Santos
Zeca apresentado por Inês Fonseca Santos Ricardo Silva
528, apresentado por Nuno Moura
528, apresentado por Nuno Moura Ricardo Silva
Buda, apresentado por Luis Pedro Nunes
Buda, apresentado por Luis Pedro Nunes Ricardo Silva
Buda, apresentado por Luís Pedro Nunes
Buda, apresentado por Luís Pedro Nunes Ricardo Silva
Cacau, apresentado por Chiara Pussetti
Cacau, apresentado por Chiara Pussetti Ricardo Silva
Pluma, narrado por Raquel Ochoa
Pluma, narrado por Raquel Ochoa Ricardo Silva
Pluma, narrado por Raquel Ochoa
Pluma, narrado por Raquel Ochoa Ricardo Silva
Sieger, narrado por António Victorino d'Almeida
Sieger, narrado por António Victorino d'Almeida Ricardo Silva
Dean, narrado por André Tecedeiro
Dean, narrado por André Tecedeiro Ricardo Silva
Dean, narrado por André Tecedeiro
Dean, narrado por André Tecedeiro Ricardo Silva
Callas, narrada por Miriam Assor
Callas, narrada por Miriam Assor Ricardo Silva
Sugerir correcção