Festival AmadoraBD deu a Luís Louro prémio de Melhor Obra de Autor Português

Louro foi distinguido pelo livro Sentinel, sendo o autor Revelação Zé Nuno Fraga, escolhido graças ao álbum A Assembleia das Mulheres. Festival feito à medida das restrições impostas pela pandemia teve apenas metade dos prémios habituais.

amadorabd,ilustracao,amadora,bd,culturaipsilon,livros,
Fotogaleria
Sentinel, de Luís Louro, foi distinguido como Melhor Obra de Autor Português dr
amadorabd,ilustracao,amadora,bd,culturaipsilon,livros,
Fotogaleria
Zé Nuno Fraga recebeu o Prémio Revelação pelo álbum A Assembleia das Mulheres dr
amadorabd,ilustracao,amadora,bd,culturaipsilon,livros,
Fotogaleria
Melhor Obra de Ilustrador Português foi para Desvio, de Ana Pessoa e Bernardo P. Carvalho dr
amadorabd,ilustracao,amadora,bd,culturaipsilon,livros,
Fotogaleria
Como Melhor Obra de Ilustrador Estrangeiro foi premiada Mvsevm, de Javier Sáez Castán e Manuel Marsol dr
,Histórias em quadrinhos
Fotogaleria
Matthieu Bonhomme recebeu o prémio para Melhor Obra Estrangeira de BD com O Homem que Matou Lucky Luke, já editada em português dr

O álbum de banda desenhada Sentinel, de Luís Louro, foi sexta-feira distinguido com o troféu de Melhor Obra de Autor Português do Festival de Banda Desenhada da Amadora, AmadoraBD, anunciou a autarquia da Amadora, que o organiza.

Os Prémios de Banda Desenhada e Ilustração da edição de 2020 do Festival Amadora BD distinguiram ainda Zé Nuno Fraga, com o Prémio Revelação, pelo álbum A Assembleia das Mulheres.

O Prémio de Melhor Obra Estrangeira de BD, editada em português, foi para O Homem que Matou Lucky Luke, de Matthieu Bonhomme.

Ainda na área de Banda Desenhada, o álbum Tequila Shots, com argumento de Claudio Yuge e desenho de Juan Burgos, recebeu o Prémio de Melhor Fanzine ou Publicação Independente.

No campo da Ilustração, o Prémio de Melhor Obra de Ilustrador Português foi para Desvio, de Ana Pessoa e Bernardo P. Carvalho.

Como Melhor Obra de Ilustrador Estrangeiro foi premiada Mvsevm, de Javier Sáez Castán e Manuel Marsol.

O anúncio dos vencedores foi feito sexta-feira à tarde, no auditório dos Recreios da Amadora, onde foi também apresentado o documentário Entre Traços: 30 Anos de Banda Desenhada, sobre o Festival Amadora BD. O filme foi disponibilizado nas redes sociais do festival.

Este ano, o Festival AmadoraBD, adaptado às regras impostas pela pandemia de covid-19, reduziu as categorias dos prémios anuais para metade.

Nas edições anteriores, os prémios eram atribuídos em 11 categorias, distinguindo individualmente argumentistas, desenhadores, ilustradores, e o livro como um todo, abrangendo álbum ilustrado, álbum de BD, tiras humorísticas e clássicos da “nona arte”.

Sugerir correcção