É isto um presidente americano?

Trump atacou o coração da democracia americana, desrespeitou o direito elementar ao voto e mostrou a quem tivesse dúvidas que, se acaso tivesse oportunidade para isso, ele seria, sem o menor sobressalto, um autocrata do tipo Putin ou Erdogan.

Há dois dias escrevi um texto a dizer que terça-feira seria o último dia de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos da América. Parece que me enganei por um dia ou dois, porque a vitória de Joe Biden está a demorar mais do que se previa, e a contagem arrastou-se mais do que o esperado. Mas o mais importante nesse texto não era a previsão do vencedor, mas sim a minha afirmação de que estas eleições se resumiam ao confronto entre um candidato decente e um candidato indecente, e que o desaparecimento de Trump da Casa Branca representaria também o desaparecimento de uma certa indecência especialmente corrosiva, que tem vindo a danificar os pilares da democracia americana.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção