Nice: foi detido um terceiro suspeito de colaborar com atentado na basílica de Notre Dame

Detenção ocorreu na sexta-feira. Atentado em Nice fez três mortos e vários feridos

Foto
Já foram detidas três pessoas na sequência do atentado. Autor está hospitalizado Reuters/ERIC GAILLARD

Foi detida mais uma pessoa pela polícia francesa na sequência de um atentado em Nice, que matou três pessoas e deixou muitas feridas na quinta-feira. Segundo a agência Reuters, citando fonte da polícia francesa, o suspeito foi detido na sexta-feira.

A terceira detenção relacionada surge depois de, na sexta-feira, ter sido detido outro homem de 35 anos, residente em Nice, por suspeitas de que se tenha reunido com o autor do atentado no dia anterior.

O principal suspeito do ataque foi neutralizado pelas autoridades com uma arma de fogo e transportado para o hospital, onde se encontra em estado crítico.

Na sequência do atentado na basílica de Notre Dame, em Nice, o Presidente Emmanuel Macron decretou estado de alerta máximo para todo o país e anunciou a mobilização de 7 mil militares para “proteger todos os lugares de culto e, particularmente, as igrejas”.

É o segundo atentado no espaço de poucas semanas e o segundo com contornos perturbadores - em Paris, um professor foi decapitado por mostrar caricaturas de Maomé nas suas aulas. E também esta quinta-feira, na cidade francesa de Avinhão, um homem armado com um revólver foi abatido pela polícia. As autoridades não fazem, no entanto, qualquer ligação entre os dois incidentes de quinta-feira.

A recente onda de atentados fez aumentar as críticas de Macron ao fundamentalismo islâmico, afirmando que este ataca a liberdade de expressão. Depois da morte do professor de História parisiense, o Governo autorizou rusgas, detenções, planos de deportações e o desmantelamento de organizações entendidas como fundamentalistas islâmicas.

Sugerir correcção