Suspensão de Corbyn deixa Partido Trabalhista à beira de uma “guerra civil”

Starmer defende “decisão acertada, mas muito difícil” e quer evitar conflito aberto dentro do Labour por causa das denúncias de anti-semitismo. Ala esquerda do partido e principais sindicatos falam em “injustiça grave” contra o antigo líder.

Foto
Jeremy Corbyn foi suspenso Labour e desfiliado do grupo parlamentar trabalhista na Câmara dos Comuns Reuters/PETER NICHOLLS

“Guerra civil”. Foi a expressão mais repetida nas manchetes dos principais jornais britânicos nesta sexta-feira para descreverem o ponto de situação no Partido Trabalhista, na ressaca da decisão drástica da direcção de Keir Starmer de suspender a filiação do antigo líder e deputado desde 1983, Jeremy Corbyn, que recusou as conclusões críticas de um relatório sobre a sua gestão das denúncias de anti-semitismo no Labour.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários