O Douro e a sagrada família da Foz

É necessário repensar tudo e mudar o que tiver que ser mudado no sector do vinho do Porto, desde a classificação das vinhas até à criação de novas denominações de origem que reflictam a grande diversidade da região.

Foto
Pedro Granadeiro/NFactos

O leitor já deve ter ouvido falar em vinhos do Porto muito velhos como o Scion (Taylor’s) ou o Tributa (Vallado) que são vendidos a milhares de euros a garrafa. São vinhos extraordinários que têm em comum a circunstância de não terem sido produzidos por quem os vende. Foram comprados a famílias do Douro. Não há mal nenhum. A essência do negócio do vinho do Porto sempre foi esta. Um vinho comprado a terceiros pode fazer maravilhas no refrescamento de vinhos próprios, na elaboração de lotes mais complexos e até para vender como edição rara.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção