Covid-19: casos em centro social, academia de dança e colégio na Póvoa de Varzim

No Centro Social Bonitos de Amorim, há, neste momento, oito funcionários do infantário infectados, um do centro de dia, dois do ATL, uma criança de dois anos, além do próprio presidente da instituição. Estão todos em casa.

Foto
Adriano Miranda

O Centro Social Bonitos de Amorim fechou portas na quarta-feira, depois de terem sido detectados vários casos de infecção pelo novo coronavírus e assim deverá permanecer até ao final do mês. Até à mesma altura, e ainda na Póvoa de Varzim, também uma academia de dança estará fechada, havendo ainda uma turma de um colégio em isolamento profiláctico.

A notícia foi avançada pelo Jornal de Notícias, tendo o PÚBLICO confirmado com o presidente do Centro Social Bonitos de Amorim, Domingos Santos, que há, neste momento, oito funcionários do infantário infectados, um do centro de dia, dois do ATL, e uma criança de dois anos, além do próprio presidente. Estão todos em casa. Domingos Santos diz que este é o número no momento, mas que “amanhã” poderá ser diferente.

AO PÚBLICO, Domingos Santos explicou que, por ordem do delegado de saúde regional, os vários serviços deste centro foram encerrados: do berçário à creche, passando pelo jardim-de-infância e pelo ATL, do Centro de Estudos ao Centro de Dia: “Só não parou o apoio domiciliário. Só está aberta a parte administrativa, para dar informações, e a parte da cozinha por causa do apoio domiciliário. São duas pessoas na cozinha e seis no apoio domiciliário”, explicou o responsável, acrescentando que, entre os funcionários infectados, há já dois que já tiveram um resultado negativo nos testes feitos. Esses dois funcionários, um do ATL e outro do infantário, já tinham ficado em casa antes do encerramento, por terem regressado de férias com sintomas. O presidente estima que as idades dos funcionários infectados se situem entre os 25 e os 50 anos.

“Estamos a seguir todas as ordenas do delegado de saúde da zona, da Póvoa de Varzim”, garante.

Na academia e no colégio

A notícia avançada pelo Jornal de Notícias dá, ainda, conta de mais duas instituições na Póvoa de Varzim que adoptaram medidas para evitar contágios: a academia AM Dance Studio e o Grande Colégio. 

Ao PÚBLICO, a directora da academia, Ana Marques, disse que encerrou portas na quinta-feira, depois de saber que havia três alunos infectados (duas crianças e um adulto). A academia permanecerá encerrada até ao final do mês. “Os alunos estão bem, os sintomas são mínimos, alguns sem sintomas, e estão em casa”, afirmou, explicando que a academia fez uma festa de arranque do ano lectivo, num espaço fechado, “mas grande”, e que as duas alunas não estavam presentes, apenas o aluno.

Uma dessas alunas frequenta também o Grande Colégio, onde, por precaução, essa turma do 4.º ano foi para casa, bem como a professora. Os 24 alunos e a docente estão, assim, em isolamento profiláctico, também até ao fim de Setembro. AO PÚBLICO, o director do colégio, Rui Maia, confirmou ainda que esta turma começará na terça-feira o ensino à distância.

Rui Maia garante que o estabelecimento de ensino cumpre todas as medidas, tem todos “cuidados” e que, por isso, acredita, não haverá contágios no interior do colégio. O director diz que, para já, este grupo está assintomático e que, à excepção da aluna, desconhece qualquer outro caso positivo.

Sugerir correcção
Comentar