Detida mulher suspeita de enviar envelope com ricina para Donald Trump

Pacote com substância venenosa dirigida à Casa Branca foi interceptado na semana passada.

Foto
Envelope com ricina foi interceptado pelas autoridades antes de chegar à Casa Branca MICHAEL REYNOLDS/EPA

Uma mulher de nacionalidade canadiana foi detida por suspeita de ter enviado um envelope com ricina, um veneno de origem vegetal que pode causar a morte, para a Casa Branca, tendo como destinatário o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

De acordo com o The New York Times, que cita as autoridades norte-americanas, a mulher, cuja identidade não foi revelada, foi detida no domingo em Buffalo, Nova Iorque, quando tentava entrar nos Estados Unidos vinda do Canadá.

Segundo o mesmo diário norte-americano, no último ano, a mulher viveu nos Estados Unidos, tendo sido deportada em Março de 2019 por participar em actividades criminosas. Foi detida na posse de uma arma de fogo e está sob custódia das autoridades fronteiriças.

Durante o fim-de-semana, foi noticiado que um pacote com ricina, ao que tudo indica com origem no Canadá, foi interceptado na semana passada. As autoridades norte-americanas estão a investigar o caso, mas descartam qualquer motivação terrorista.

Esta foi a segunda vez que alguém tentou enviar um envelope com ricina para Donald Trump. Em 2018, as autoridades federais interceptaram um pacote com aquela substância venenosa, tendo sido determinado que o mesmo foi enviado por um veterano da marinha norte-americana, que confessou o crime.

Em 2013, foram enviadas cartas com vestígios de ricina para o então Presidente norte-americano Barack Obama, bem como para outros membros da Casa Branca. Um homem do Mississippi foi condenado a 25 anos de prisão no ano seguinte.

A ricina é uma substância produzida a partir do processamento da mamona. Se for ingerida, inalada ou injectada, pode causar náuseas, vómitos e hemorragias internas, levando à falência de órgãos. De acordo com o Centro para Prevenção e Controlo e de Doenças (CDC), se uma pessoa for exposta à ricina pode morrer passadas 36 a 72 horas, dependendo da dose ingerida. 

Sugerir correcção