Segunda direcção de Ventura chumbada. Líder do Chega vai à terceira tentativa com mesmos nomes

André Ventura pediu a suspensão dos trabalhos da convenção e chegou a admitir-se que pedia a demissão.

Foto
Nuno Ferreira Santos

A segunda lista para a direcção nacional do Chega apresentada por André Ventura foi novamente chumbada pelos delegados à convenção de Évora. O presidente eleito do Chega há apenas duas semanas pediu a suspensão dos trabalhos e durante uns minutos não se soube se Ventura se submetia a um terceiro escrutínio.

Depois de se saber que haveria terceira eleição, André Ventura comunicou à mesa que submete “exactamente a mesma lista” à votação. O presidente da mesa da convenção, Luís Filipe Graça, já tinha gracejado que está preparado para se manter ali uma semana até que a lista seja aprovada.

Em cima da mesa estará a hipótese de demissão se não conseguir fazer vingar a sua vontade à terceira tentativa, apurou o PÚBLICO junto de fonte do partido.

Depois de na primeira tentativa ter tido mais votos contra do que a favor e ter ficado “preso” pela falta de 69 votos, à segunda votação já conseguiu 219 votos “sim” e apenas 121 “não”. Porém, os estatutos impõem uma aprovação por dois terços, pelo que desta vez teria que recolher pelo menos 227 votos favoráveis - e ficou a oito desse objectivo.

Quando foram anunciados os resultados, André Ventura lembrou precisamente que a “estrutura de democracia interna exige que a direcção nacional seja eleita por dois terços dos delegados”. Apontou que esta é uma responsabilidade sua.

E dramatizou o discurso: “Eu recuso-me, recuso-me, recuso-me a fazer deste partido um outro partido do sistema.” A sala da convenção que estava já apenas a meio irrompeu a gritar pelo nome do presidente, mas ouviram-se também muitos apupos entre os delegados que se concentraram, em pé, junto ao palco.

André Ventura chegou mesmo a virar as costas à plateia, deambulando pelo palco, pedindo calma aos delegados. 

“Ao mesmo tempo temos que perceber que a democracia dentro do Chega funciona, faz escolhas e hoje fez escolhas por duas vezes”, afirmou. “Como presidente eleito há menos de duas semanas entendo que...” começou por dizer sendo interrompido por gritos, como que se antecipando que se demitia. Mas anunciou apenas que pedia novamente a suspensão dos trabalhos para apresentar novamente uma lista.

Sugerir correcção