PCP reúne comité central no sábado para tomar decisão sobre presidenciais

Jerónimo de Sousa já tinha assumido que decisão seria anunciada em breve.

Foto
Jerónimo de Sousa comunicará as decisões do comité central LUSA/ANTÓNIO COTRIM

O PCP reúne o comité central no próximo sábado, dia 12, em Lisboa, num encontro que vai decidir a candidatura do partido às presidenciais. Depois de, na Festa do Avante!, Jerónimo de Sousa ter prometido que haveria novidades em breve, na terça-feira admitiu que a decisão poderia surgir “talvez no dia 12” deste mês. É o que vai acontecer.

O gabinete de imprensa do PCP anunciou a data da reunião em comunicado sem adiantar a ordem de trabalhos. Será o próprio secretário-geral, Jerónimo de Sousa, a divulgar as “principais resoluções da reunião”, segundo a mesma nota. A comunicação está prevista para as 19 horas.

Na terça-feira, o secretário-geral dos comunistas excluiu-se de uma candidatura presidencial (concorreu duas vezes, nos anos de 1996 e 2006) e anunciou, sem "dar nenhuma informação apressada” que, “com certeza” o partido terá “outro candidato, outra candidata, que será anunciado talvez no dia 12, mais coisa menos coisa”. O facto de Jerónimo de Sousa ter posto a hipótese de ser uma candidata originou uma curiosidade adicional e chegaram a ser veiculados nomes que foram desmentidos.

Na mesma ocasião, à margem de uma visita à escola artística António Arroio e depois de ter sido questionado sobre a candidatura da antiga eurodeputada socialista Ana Gomes, Jerónimo de Sousa limitou-se a dizer que regista a notícia. “A nossa preocupação é o papel que a nossa candidatura, que vai ser anunciada dentro em breve, vai propor, nomeadamente na defesa dos trabalhadores”, afirmou.

Sugerir correcção