O que se passou na grande recessão de 1928 em Portugal?

Banco de Portugal diz que é preciso recuar a 1928 para se encontrar uma contracção da economia superior aos 9,5% previstos para 2020, sem dizer o que aconteceu naquele ano. Queda da agricultura e entrada de Salazar na Finanças são duas explicações, mas os cálculos não são consensuais.

Foto

Depois de uma queda da ordem dos 9,4% no PIB durante o primeiro semestre, o ano de 2020 está destinado a fazer com que crises económicas importantes como as de 1975, 1983 ou 2012 pareceram agora, quando se olha para os gráficos das séries históricas da economia portuguesa, apenas sobressaltos com pouca relevância. Ainda assim, se se tentar olhar um pouco mais para trás, para um tempo em que as estatísticas do PIB não eram fornecidas directamente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) ou pelo Banco de Portugal, surge um ano que ameaça ser rival de 2020 no ranking dos piores resultados económicos do último século.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção