Teatro Maria Matos volta a receber público

Teatro municipal de Lisboa reabre esta terça-feira com um ensaio solidário do musical Avenida Q, que amanhã assinala oficialmente o regresso da sala à actividade. A música vai estar em força na programação do mês de Agosto.

Foto
Nuno Oliveira

O Teatro Maria Matos, em Lisboa, volta a receber público a partir desta terça-feira, quase dois anos depois do encerramento enquanto equipamento municipal, embora a abertura oficial esteja marcada para quarta-feira, com o musical Avenida Q.

O teatro reabre com a reposição desta produção musical que esteve em cena em 2017 no Teatro da Trindade e no Casino de Lisboa e, em 2018, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto. Mas esta terça-feira haverá um ensaio solidário.

O musical, com encenação de Rui Melo, estará em cena até 1 de Novembro e marca o regresso à actividade deste teatro, agora concessionado pela Câmara Municipal de Lisboa à Força de Produção.

O Teatro Municipal Maria Matos despediu-se do público, enquanto espaço gerido pela autarquia, em 14 de Julho de 2018. Exactamente dois anos depois volta a acolher público.

O “novo” Teatro Matos posiciona-se, de acordo com a Força de Produção, “como um espaço de criação do presente, como lugar de encontro de pessoas diferentes, mas unidas, um Teatro de todos e para todos”. A equipa de “consultoria” do teatro inclui o humorista Bruno Nogueira e os músicos Filipe Melo e Nuno Rafael.

A programação terá “enfoque principal na realização de produções teatrais destinadas ao grande público”, com “produções próprias, co-produções nacionais e internacionais e parcerias numa oferta regular, diversa e acessível, organizada em longas e médias temporadas”. A “complementar o programa central de Teatro”, haverá também actividades na área da música, “com uma aposta regular na oferta, em formato de ciclos, festivais e apresentações, estando igualmente aberta a possibilidade de desenvolver projectos de natureza social e inclusiva com preocupações educativas e pedagógicas, que promoverão novos públicos”.

Enquanto teatro municipal, o Maria Matos trabalhava frequentemente com a comunidade da zona onde se situa e, segundo a Força de Produção, esse trabalho terá continuidade. Além disso, a empresa pretende “desenvolver uma rede informal de parcerias com estruturas de produção de teatro, dança, música e museus, propondo-se integrar um ‘programa de cruzamento/partilha’ de espectadores a partir de propostas de relação coerentes, inspiradas pelos conteúdos programáticos desenhados em cada temporada para o Maria Matos”.

O Teatro Maria Matos tem também um café cuja data de abertura está ainda por definir.

A programação musical arranca com os Clã, que irão apresentar o novo álbum, Véspera, em 20 de Julho. Durante o Verão, estão também agendados concertos de Cabrita (3 de Agosto) e Afonso Cabral (4 de Agosto), o espectáculo Salvador Sobral canta Brel (10 e 11 de Agosto) e actuações de Alma Nuestra (17 e 18 de Agosto), Salvador Sobral (24 e 25 de Agosto) e de Ruge, projecto do jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho (7 e 8 de Setembro).

Sugerir correcção