Xutos & Pontapés estão de regresso aos palcos

Concerto no Tivoli, em Lisboa, acontece esta quinta-feira, com a lotação da sala reduzida e o público obrigado a manter a máscara durante o espectáculo.

Foto
Actuação no Rock in Rio em 2018 MIGUEL A. LOPES

Os Xutos & Pontapés regressam esta quinta-feira aos palcos, com um concerto no Tivoli, em Lisboa, depois de uma paragem que a pandemia da covid-19 acabou por tornar mais longa do que a banda previa.

No último dia de 2019, os Xutos & Pontapés actuaram no Terreiro do Paço, na Festa de Fim Ano de Lisboa. Este ano, tinham “tudo preparado para voltar a tocar por volta do 25 de Abril e o grande concerto a 1 de Maio na Altice Arena com a Orquestra Filarmónica Portuguesa”, recordou o vocalista da banda, Tim, em declarações à Lusa.

“E agora estaríamos em tournée regular, mas tudo deu a volta, como deu a toda a gente”, disse, em referência às alterações na vida dos cidadãos em todo o mundo devido à pandemia da covid-19. O concerto de quinta-feira no Tivoli “acaba por ser uma novidade, dentro dos novos tempos”, com a lotação da sala reduzida e o público obrigado a manter a máscara durante o espectáculo. 

Tal como a maioria dos portugueses, também os elementos dos Xutos & Pontapés estiveram “confinados, cada um na sua casa, longe uns dos outros”. “Só há bem pouco tempo é que começámos a ter encontros mais regulares”, contou Tim, que serviram para ensaiar para o espectáculo de quinta-feira, que vai incluir “ainda muitos temas dos 40 anos, uma tournée que acabou por ficar interrompida, e mais umas coisitas diferentes. Mas, fundamentalmente, são as músicas dos Xutos e é um concerto dos Xutos”.

Depois do concerto no Tivoli, a banda já tem outras actuações agendadas, mas mesmo essas “não estão garantidas”.

“Estamos ainda numa fase de combate à pandemia e ainda estamos dependentes de muitas coisas. Mas se tudo correr bem haveremos de tocar outra vez em breve”, referiu.

Os Xutos & Pontapés editaram, no final do ano passado, 40 Anos a Dar no Duro, um duplo álbum que reúne as 40 músicas mais marcantes da carreira da banda, alinhadas por ordem cronológica. O mais recente álbum de originais, Duro, data de Janeiro do ano passado, quando a banda completou 40 anos de carreira. Duro foi o primeiro álbum que Kalú, Tim, João Cabeleira e Gui editaram sem o guitarrista Zé Pedro, que morreu em 2017, mas o registo inclui gravações feitas ainda por este músico.

Sugerir correcção