Glaciar dos Alpes italianos ficou cor-de-rosa

Cientistas investigam a origem da misteriosa cor do glaciar situado no Norte de Itália.

Foto
Fotografia partilhada pelo investigador Biagio Di Mauro na sua conta no Twitter DR

Um glaciar nos Alpes italianos, o Presena, tornou-se cor-de-rosa. A origem desta misteriosa cor está a ser averiguada pelos cientistas, que pensam que deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das alterações climáticas.

A origem das algas tem sido controversa, mas a cor rosa da neve, observada na zona do glaciar Presena, parece ser causada pela mesma alga descoberta na Gronelândia, segundo um investigador do Centro de Investigação Nacional italiano, Biagio Di Mauro.

“A alga não é perigosa, é um fenómeno natural que acontece durante a Primavera e o Verão nas latitudes moderadas, mas também nos pólos”, explicou o cientista especialista em neve e glaciares e que está agora a estudar o fenómeno.

Da espécie Ancylonema nordenskioeldii, esta alga também existe na Gronelândia, numa zona onde os glaciares derretem igualmente.

Em tempos normais, o gelo reflecte mais de 80% dos raios solares na atmosfera, mas as algas obscurecem a neve que absorve mais o calor, e derrete também mais rapidamente.

À medida que a neve se funde rapidamente, aparecem mais algas, o que dá a cor rosa ao glaciar branco Presena, a 2618 metros de altitude.

Sugerir correcção