Nadia Calviño candidata a substituir Mário Centeno no Eurogrupo

Termina hoje o prazo para envio de cartas de motivação apoiantes das candidaturas à presidência do grupo dos Estados-membros do euro. A concretizar-se a sua eleição, será a primeira mulher a exercer o cargo

Foto
Reuters/Johanna Geron

O Governo espanhol anunciou hoje a candidatura da sua ministra da Economia, Nadia Calviño, para substituir o português Mário Centeno na presidência do Eurogrupo.

“A vice-presidente económica do Governo, Nadia Calviño, será candidata à presidência do Eurogrupo, um órgão fundamental para a cooperação entre os membros da zona euro e para a construção de uma Europa mais forte e mais unida”, segundo comunicado enviado às redacções em Madrid.

Madrid informa ainda que “Espanha vai hoje formalizar a sua candidatura” e que o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, considera que seria “uma honra para o Governo espanhol” se Nadia Calviño pudesse presidir ao Eurogrupo, “uma responsabilidade que a Espanha nunca exerceu e que nunca foi exercida por uma mulher antes”.

A concretizar-se a sua eleição, serão três os cargos máximos europeus exercidos por mulheres, uma vez que a presidência da Comissão Europeia está com Ursula von der Leyen (Alemanha) e a liderança do Banco Central Europeu está com Christine Lagarde (França).

Esta quinta-feira termina prazo para envio de cartas de motivação apoiantes das candidaturas à presidência. Com o fim do mandato do actual presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, os ministros enviam as cartas de motivação a apoiar as respectivas candidaturas. Segundo o previsto, a eleição deverá ocorrer a 9 de Julho.

Sugerir correcção