Nos Primavera Sound 2021: Tame Impala e Gorillaz entram, Lana Del Rey sai

O cartaz retoma a maioria dos nomes que constavam do alinhamento deste ano, adiado devido à pandemia de covid-19, e introduz várias novidades. Lana Del Rey é a baixa mais significativa.

Foto
Kevin Parker (Tame Impala) MATT SAV

Os Tame Impala, que este ano lançaram o seu quarto álbum, e os Gorillaz, de Damon Albarn, são duas das novidades no cartaz do Nos Primavera Sound, marcado para 10 a 12 de Junho de 2021, no Parque da Cidade, no Porto. Tyler, The Creator, FKA twigs, Doja Cat, Pavement, Bad Bunny, Kim Gordon e King Krule também fazem parte do alinhamento, que, em relação à edição de 2020, cancelada devido à covid-19, perde um dos seus cabeças-de-cartaz, Lana Del Rey

Outras baixas importantes do festival, relativamente ao cartaz que tinha sido alinhado para este ano e que a situação de pandemia obrigou a suspender, são Weyes Blood (o alter-ego de Natalie Mering, inspirado no primeiro romance de Flannery O'Connor) e Richard Dawson. Entre as novidades trazidas pela edição de 2021, além de Tame Impala, Gorillaz e Doja Cat, contam-se, entre outros, a portuguesa Nídia, cujo novo álbum, Não fales nela que a mentes, data de Maio passado, e o projecto Helado Negro, de Roberto Carlos Lange, que passou em 2019 pelo Super Bock em Stock, em Lisboa, e que deveria ter regressado a Portugal a 3 de Junho deste ano para actuar no Musicbox.

É com The Slow Rush, quarto álbum de estúdio, que os australianos Tame Impala, de Kevin Parker, se apresentarão no Porto. Lançado em Fevereiro, The Slow Rush era um dos discos mais aguardados para 2020, mas a sua promoção foi afectada pelo surto de covid-19, que cancelou concertos em todo o mundo. Nele ouvimos psicadelismo meticuloso, funk sintético, baladas com calculadas doses de xarope e viagens progressivas: um caldeirão de estilos cozinhado por Kevin Parker, um artista entre o indie e o mainstream, símbolo da música dos nossos tempos. Já os Gorillaz têm ocupado 2020 a alimentar o projecto Song Machine, uma série de singles e vídeos (com convidados como Peter Hook, dos Joy Division e New Order, e o recém-falecido Tony Allen).

Arnaldo Antunes, black midi, Paloma Mami, Koffee, Dinosaur Jr, Jawbox, Shellac, Chromatics, Cigarettes After Sex, DIIV, Jehnny Beth (a carismática vocalista das Savages), OM, Khruangbin,  Helado Negro, Rolling Blackouts Coastal Fever, Earl Sweatshirt, Little Simz, Jamila Woods, C. Tangana, Bad Gyal, Yung Beef, María José Llergo e Caroline Polachek são outros dos 63 artistas de 21 nacionalidades que estarão no Parque da Cidade.

Os bilhetes adquiridos para o Primavera Sound 2020 são válidos para a edição de 2021. Para isso, é obrigatório efectuar a troca do bilhete do Nos Primavera Sound 2020 por um bilhete válido para a edição de 2021. Esta troca deverá ser feita no ponto de venda onde foi adquirido, a partir do dia da abertura da venda para 2021 e até ao dia 31 de Dezembro de 2020, sem qualquer custo.

Inicialmente remarcada para o primeiro fim-de-semana de Setembro, a edição 2020 do Nos Primavera Sound viria a ser definitivamente adiada para 2021, após a proibição, pelo Governo, da realização de festivais de Verão até 30 de Setembro deste ano.

Eis o cartaz completo do próximo Nos Primavera Sound:

10 de Junho
Tyler, the Creator
Beck
FKA Twigs
Cigarettes After Sex
Mura Masa
Kim Gordon
DIIV
Koffee
Caroline Polachek
Georgia
Octo Octa b2b Eris Drew
Arnaldo Antunes
Black midi
Throes + the Shine
Penelope Isles
Sherelle
David Bruno
Holy Nothing
Nídia
Arrogance Arrogance

11 de Junho
Tame Impala
Pavement
Doja Cat
Chromatics
King Krule
Khruangbin
Bad Gyal
Pabllo Vittar
Jehnny Beth
Avalon Emerson
Rolling Blackouts Coastal Fever
Aurora Halal
Shellac
Special Request
100 Gecs
Okay Kaya
María José Llergo
Montanhas Azuis
Desire
D. Tiffany
Pile
Mvria

12 de Junho
Gorillaz
Bad Bunny
Dinosaur Jr.
C. Tangana
Earl Sweatshirt
Little Simz
Paloma Mami
Jawbox
Jamila Woods
Yung Beef
Rina Sawayama
DJ Playero
Helado Negro
OM
Sangre Nueva
DJ Marcelle/Another Nice Mess
Mina & Bryte
Derby Motoreta's Burrito Kachimba
Dry Cleaning
Chico da Tina
DJ Firmeza

Sugerir correcção