As ruas e as (quase) profecias de Freddie Gibbs e The Alchemist

Alfredo é um retrato articulado do gangster que vive constantemente a dois passos do abismo. Pelo meio há versos sobre desencontros com a polícia que ganham um novo peso à luz do actual clima que se respira nos Estados Unidos.

Foto
Freddie Gibbs prepara-se todos os dias para a guerra que são as ruas Nick Walker

The thing that’s going to change people is something that no one will be able to capture on film.” As palavras são de Gil Scott-Heron, cientista dos blues, poeta das ruas e padrinho do hip-hop que, em 1970, assinaria a primeira versão do clássico The Revolution Will Not Be Televised, o seu nome indissociável do movimento Black Power que, na década anterior, havia virado os Estados Unidos do avesso. A 25 de Maio de 2020, em plena era dos smartphones, teremos feito o até então impensável e questionado a veracidade do histórico título; fez-nos duvidar o polícia Derek Chauvin, o seu joelho a fazer pressão sobre o pescoço de George Floyd durante quase nove minutos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários