“Artigos médicos estão a obedecer a critérios essencialmente de rapidez”

Reumatologista João Eurico da Fonseca explica ao PÚBLICO que as pessoas com doenças reumáticas que tomam hidroxicloroquina regularmente têm a mesma probabilidade de ficar infectadas pelo novo coronavírus do que aquelas que não a tomam.

Foto
George Frey/Reuters

Agora foi pedida a retirada de publicação do artigo na revista The Lancet, que revelava que a hidroxicloroquina pode ser prejudicial para doentes hospitalizados com covid-19, afinal em que ficamos em relação a este medicamento? João Eurico da Fonseca, director do Serviço de Reumatologia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, explica ao PÚBLICO que “a hidroxicloroquina é usada essencialmente para pessoas com doenças reumáticas, como o lúpus e a artrite reumatóide, que usam [o medicamento] cronicamente durante anos”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção