Distritais e concelhias do PSD com eleições em Junho e Julho

Ao todo, são 48 estruturas que vão a votos para eleger os novos órgãos distritais e concelhios do partido.

Foto
Estruturas partidárias do PSD vão a votos este mês escolherem os novos órgãos concelhios e distritais que vão preparar as autárquicas CL CARLOS LOPES - PòBLICO

Quase meia centena de estruturas partidárias do PSD vão avançar com a realização de eleições ainda este mês e no próximo. As eleições foram marcadas pelas respectivas estruturas distritais e concelhias e as convocatórias foram publicadas, conforme estabelecem os estatutos, no jornal oficial do partido.

De acordo com as convocatórias, Porto, Viana do Castelo, Setúbal, Bragança, Braga e Guarda são as seis distritais com eleições marcadas até ao momento. Os militantes do Porto e de Viana do Castelo vão poder eleger os novos órgãos distritais no dia 27 de Junho, já em Setúbal, o acto eleitoral está aprazado para 3 de Julho, bem como em Bragança. Já Braga e Guarda elegem as novas comissões políticas distritais uma semana depois, a 11 Julho.

Ao todo, há 42 concelhias com eleições convocadas e seis distritais. O calendário eleitorado está muito concentrado nos dias 27 de Junho e 3 e 11 de Julho.

À excepção da Guarda, Braga e Viana do Castelo, nos distritos de Bragança, Porto, Setúbal os militantes votam para as concelhias e para as distritais. Porto vota no dia 27 de Junho, Bragança e Setúbal no dia 3 de Julho.

O presidente do conselho de jurisdição nacional do PSD, Paulo Colaço, disse que o órgão a que preside não teve nenhuma interferência na marcação das eleições, até porque – sublinhou – não tem competência para dar ordens às estruturas convocantes.

“O que o conselho de jurisdição fez foi permitir que volte a haver actos eleitorais”, afirmou Paulo Colaço ao PÚBLICO, admitindo que outras estruturas do partido acabem por convocar também eleições. As estruturas que optem por não convocar eleições verão os seus mandatos prorrogados, realizando o acto eleitoral posteriormente, ou seja, depois de o país entrar na normalidade. Quando isso acontecer, serão retomadas as assembleias de militantes (que foram, entretanto, suspensas por causa da pandemia da covid-19) e é provável que nessa altura seja marcado o primeiro conselho nacional – o órgão mais importante entre congressos – do mandato de Rui Rio.

Notícia actualizada às 17h45 com a informação do número total de estruturas do PSD que vão a votos.

Sugerir correcção