Ciclone Amphan chegou à Índia: “Parece que as casas foram destruídas por um bulldozer

Ventos de 190 quilómetros por horas derrubaram casas e causaram inundações. Milhões de pessoas foram levadas para abrigos temporários, mas autoridades temem contágios por covid-19.

O ciclone Amphan é considerado o mais poderoso desde o início do século
Fotogaleria
O ciclone Amphan é considerado o mais poderoso desde o início do século EPA
covid19,mundo,india,bangladesh,asia,catastrofes-naturais,
Fotogaleria
Ciclone derrubou várias árvores Reuters/RUPAK DE CHOWDHURI
covid19,mundo,india,bangladesh,asia,catastrofes-naturais,
Fotogaleria
Escolas e edifícios públicos estão a ser utilizados como abrigo LUSA/PIYAL ADHIKARY
covid19,mundo,india,bangladesh,asia,catastrofes-naturais,
Fotogaleria
Autoridades temem aumento do número de casos de covid-19 LUSA/STR
,Ranil Wickremesinghe
Fotogaleria
Milhões de pessoas foram retiradas da rota do ciclone Reuters/STRINGER

O ciclone Amphan atingiu esta quarta-feira o leste da Índia, deixando um cenário de devastação à sua passagem. Até ao momento, segundo a AFP, há registo de cinco mortes, incluindo duas crianças, causadas pela passagem daquele que é considerado o ciclone mais poderoso dos últimos 20 anos. 

A Baía de Bengala foi atingida por ventos de até 190 quilómetros por hora, com várias casas e árvores a serem dizimadas. “Parece que as casas foram destruídas um bulldozer”, afirmou à AFP Babul Mondal, habitante de uma aldeia próxima de Sunderbans, uma área florestal na Baía de Bengala, santuário para muitos animais raros, nomeadamente tigres de Bengala. Há ainda registo de inundações, causadas pelas chuvas torrenciais, e grande parte da região está sem electricidade. 

As cidades e aldeias nas regiões costeiras começaram a ser evacuadas por precaução, no entanto, teme-se que a tempestade cause enormes estragos, numa situação agravada pelo alastrar da pandemia de covid-19. A Índia e o Bangladesh ainda estão em confinamento, com a população com receio de deslocar-se para os abrigos sobrelotados, onde a possibilidade de contágio é maior.

“Estamos a travar uma luta em duas frentes: em primeiro lugar, para retirar a população, e depois para garantir que não apanham a infecção”, afirmou Rajesh Pandit, oficial da polícia indiana, citado pelo The New York Times. Segundo os dados da Universidade Johns Hopkins, há registo de 107.819 casos de coronavírus na Índia e 26.738 no Bangladesh, bem como de 3317 e 386 mortos, respectivamente.

A Índia e o Bangladesh ordenaram que escolas e outros edifícios fossem utilizados como abrigos temporários, com as autoridades a apelarem a que a distância de segurança entre pessoas seja mantida, a fim de travar o possível contágio. 

O ciclone deverá continuar a deslocar-se para norte e nordeste. É expectável que, na quinta-feira, atinja o Bangladesh, onde centenas de milhares de pessoas foram retiradas de suas causas, por precaução. 

O ciclone Amphan foi classificado na categoria 4 (em 5) na escala Saffir-Simpson, sendo considerado o ciclone mais forte a formar-se no Golfo de Bengala desde 1999, ano em que um ciclone matou mais de dez mil pessoas em Odisha.

Sugerir correcção