No Uni Ver Só de Silvestre Pestana

O trabalho do artista madeirense faz parte da grelha de actividades da BoCA Online.

Parque de Serralves
Fotogaleria
"Uni Ver Só" de Silvestre Pestana DR
Fotogaleria
John Romão, director artístico da bienal Bruno Simão

Prossegue o ciclo de actividades semanais da BoCA - Biennial of Contemporary Arts, que este ano se propõe a pensar o mundo e a experiência artística a partir de casa.

Esta quinta-feira, às 22h, a rubrica Press Play, no canal de YouTube da bienal, traz Uni Ver Só, vídeo de 1985 do madeirense Silvestre Pestana (n.1949), cujo trabalho na arte contemporânea portuguesa atravessa várias disciplinas e foi recentemente distinguido pela Associação Internacional de Críticos de Arte com o prémio AICA 2019. Conforme a nota de apresentação, “é um vídeo cru, não editado, que simultaneamente dessacraliza o processo artístico e refuta as convenções da videoarte e da imagem cinematográfica”.

A grelha desta semana contempla ainda o encontro online com o projecto Os Espacialistas (sexta, às 20h); a transmissão em directo da performance Monólogo de Abertura, do artista plástico Pedro Barateiro, seguida de conversa com John Romão, criador e director artístico da BoCA (sábado, às 22h); e a sessão Ecotemporâneos com o actor Albano Jerónimo (domingo, às 16h).

Sugerir correcção