RTP: dos ecrãs ao museu virtual

Peças de cenário, um documentário sobre teatro radiofónico, histórias de bastidores, galerias multimédia ou o primeiro carro de exteriores. Está tudo no Museu Virtual da RTP.

Foto
DR

Peças de cenário, conteúdos de áudio e vídeo, um documentário sobre teatro radiofónico, histórias de bastidores, galerias multimédia ou o primeiro carro de exteriores. No Museu Virtual da RTP, é possível passear pela história da estação pública de rádio e televisão portuguesa, explorar o seu universo e acompanhar os momentos mais marcantes da emissora e também do país.

A experiência é interactiva e dá acesso directo ao “maior património audiovisual de Portugal”, sem sair de casa. No vasto acervo, contam-se mais de mil peças museológicas, 16 horas de conteúdos e visitas em realidade aumentada, através da aplicação do museu para dispositivos móveis.

Na secção de exposições temporárias, é possível espreitar Os Anos 20 da Colecção RTP onde, entre várias peças dos “loucos anos 20”, podemos passar por receptores de rádio, antenas de quadro, altifalantes ou grafonolas.

1920 - Recetor de Rádio Cláudia Damas
1925 - Recetor de Rádio Cláudia Damas
1927 - Altifalante DR
1928 - Grafonola de Mala Cláudia Damas
1929 - Grafonola Francisco Matias
Antena de Quadro Cláudia Damas
Fotogaleria
1920 - Recetor de Rádio Cláudia Damas

No mesmo espaço, podemos recordar a história da rádio em Emissora Nacional, A História e a Técnica, visitar Uma Televisão com História ou andar Nas Ondas da Rádio, “um percurso sobre a evolução da radiodifusão em Portugal desde os seus primórdios até ao final da Segunda Guerra, assinalando os 81 anos de existência da Rádio Pública portuguesa e destacando o seu legado no panorama radiofónico e cultural nacional”, refere a nota de imprensa.

1.º Carro de exteriores com Fernando Pessa DR
DR
Fernando Pessa ao microfone da Emissora Nacional DR
Os primeiros locutores da Emissora Nacional DR
Fotogaleria
1.º Carro de exteriores com Fernando Pessa DR

Para quem quiser brincar às televisões, há um Estúdio Virtual onde maiores de 13 anos são convidados a vestir a pele de pivôs e a apresentar o Telejornal. “Não é tão fácil quanto parece” dizem, e se ajudar, podemos inspirar-nos na galeria de gravações de outros visitantes. Ainda no domínio do lúdico e pedagógico, é possível testar a memória num trivial temático.

Sugerir correcção
Comentar