Pelo menos 16 mortos em ataque no Canadá

O atirador estava vestido de polícia e morreu, mas ainda não se sabe como. Este foi o pior ataque no país em 30 anos.

Foto
Reuters/JOHN MORRIS

Pelo menos 16 pessoas morreram, incluindo uma polícia, num ataque armado que durou 12 horas na província da Nova Escócia, no Canadá. O balanço ainda não está fechado, disseram as autoridades neste domingo. 

O atirador, um homem de 51 anos, começou o ataque na cidade costeira de Portapique tendo depois disparado em vários outros locais. Moradores daquela cidade relataram ter visto pelo menos dois veículos da polícia em chamas e ouvido tiros durante a noite de sábado e manhã de domingo. Durante a noite, as autoridades pediram aos moradores que se mantivessem em casa, relata a agência Associated Press.

O homem tinha vestido um uniforme da polícia e conduzia um veículo durante o ataque. 

O principal suspeito foi detido pela polícia num posto de abastecimento de combustível perto da Baixa de Halifax, capital da província da Nova Escócia. Mais tarde, a polícia anunciou que o homem morreu, não tendo esclarecido se foi morto. Não se conhece ainda o motivo do ataque.

“Acreditamos que apenas uma pessoa foi responsável por todas as mortes e que [o suspeito] se movimentou sozinho ao longo da zona mais a norte da província e cometeu o que parecem ser vários homicídios”, disse o superintendente Chris Leather da Royal Canadian Mounted Police, citado pelo The Guardian.

O presidente do sindicato da polícia nacional canadiana, Brian Sauvé, acrescentou que o atacante matou pelo menos uma agente e feriu outro polícia. 

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, já disse, em declarações aos jornalistas no domingo, que se tratou de uma “situação terrível”. “As minhas condolências a todos os que foram afectados por esta situação terrível.”

O primeiro-ministro da Nova Escócia, Stephen McNeil, reagiu dizendo que este foi um “dos actos de violência mais absurdos” que já aconteceram na província e um esforço adicional às medidas de contenção da pandemia de covid-19. “Nunca imaginei que me iria deitar na noite passada e acordar com a notícia horrível de que um atirador estava a monte na Nova Escócia.”

Este pode ter sido o ataque com mais vítimas no Canadá desde Dezembro de 1989, quando um homem matou a tiro 15 mulheres em Montreal. Em Abril de 2018, um homem atropelou e matou deliberadamente dez pessoas em Toronto.

Sugerir correcção
Ler 9 comentários