Três animações com produção portuguesa seleccionadas para Annecy

Festival francês vai decorrer apenas na Internet, de 15 a 20 de Junho.

Foto
Purple Boy, de Alexandre Siqueira DR

Três curtas-metragens com produção ou co-produção portuguesa integram a competição do Festival de Cinema de Animação de Annecy (França), que decorrerá em Junho e em versão online.

A organização divulgou esta quarta-feira parte da programação oficial e confirmou que a edição deste ano de um dos mais relevantes eventos do cinema de animação decorrerá apenas na Internet, entre 15 e 20 de Junho, por causa das restrições impostas em França para conter a pandemia da doença covid-19.

Da programação revelada, há três filmes com produção portuguesa na competição de curtas-metragens: A Mãe de Sangue, do artista visual Vier Nev, Altotting, Andreas Hykade, com co-produção de Abi Feijó e direcção de arte de Regina Pessoa, e Purple Boy, de Alexandre Siqueira, co-produzido por Rodrigo Areias.

“Desenvolver o Annecy 2020 Online é em simultâneo um desafio técnico e humano”, refere a direcção em comunicado, reconhecendo que o festival desempenha “um papel imprescindível para todo o sector do cinema de animação”.

O festival já tinha revelado que adiou para 2021 alguns eventos, nomeadamente a edição física do mercado Mifá, um tributo ao cinema de animação africano e a celebração do 60.º aniversário. A programação completa será anunciada em Maio.

Em França, o Presidente Emmanuel Mácron anunciou esta semana que o confinamento social no país se estenderá até 11 de Maio e que não poderão ocorrer festivais pelo menos até meados de Julho por causa da covid-19. No país já se registaram 17.167 mortos, 147.863 casos de infecção pelo novo coronavírus.

Sugerir correcção
Comentar