O regresso do Estado e do nacionalismo económico

Antever o regresso do Estado e do nacionalismo económico, ainda que sob diversas formas e graus de intensidade, parece uma antecipação certeira do futuro.

1. No espaço de uma década, o espectro da Grande Depressão dos anos 1930 paira novamente sobre a economia mundial. A par desse espectro volta a emergir o espectro do regresso do nacionalismo económico, já temido durante a anterior crise financeira desencadeada em 2008. Não é apenas uma retórica alarmista de novo. Segundo as recentes estimativas efectuadas pela Organização Mundial do Comércio (OMC), comparativamente a 2019 o comércio mundial de mercadorias deverá ter uma quebra entre 13% a 32% durante o ano de 2020, dependendo da intensidade do impacto da covid-19 na economia mundial. Esta previsão coloca o valor, mesmo no cenário mais optimista — onde será 13% do comércio mundial —, acima da quebra ocorrida no pico da referida crise financeira global de 2008-2009, onde atingiu os 12%. Mas no cenário mais pessimista a quebra poderá chegar a quase ⅓, o que só tem comparação com o ocorrido nos primeiros anos da Grande Depressão, entre 1929 e 1932.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários