Coronavírus
Cem mil mortes
Sexta-feira, 10 de Abril, marca mais uma etapa na trajectória da pandemia de covid-19: o número acumulado de mortos ultrapassou os 100 mil.
Casos de mortes confirmadas por covid-19
Cálculos do PÚBLICO a partir dos dados da Universidade de Johns Hopkins, para os valores relacionados com o número de óbitos por país, e do Banco Mundial, para os valores da população por país. Dados extraídos a 10 de Abril.
*Vários peritos e organizações têm sublinhado que não é possível saber ao certo qual a letalidade desta doença (desde logo porque muitos casos são assintomáticos) e que é difícil fazer comparações porque, entre outras razões, há diferentes políticas de testagem da população em diferentes países, o que interfere com o número de casos reportados.
Como evoluíram as curvas de cada país após as primeiras 5 mortes
A evolução dos casos de infecção varia muito de país e depende de uma série de factores, a começar pelas medidas adoptadas para mitigar e conter a doença e da resposta das populações às mesmas. O distanciamento social (incluindo o isolamento dos doentes e quarentenas para as pessoas que com eles contactam), as medidas de auto-protecção (como lavar as mãos ou a utilização de máscaras quando indicadas), a capacidade de resposta dos serviços de saúde e a capacidade de testar a população são alguns factores-chave. Neste gráfico compara-se a evolução de cinco países europeus e da China após a confirmação da 5.ª morte por covid-19. Na linha relativa a Portugal pode ficar a saber, por exemplo, quantos dias passaram até agora desde essa data e quantos mais óbitos se somaram a ese, dia após dia. O mesmo para cada um dos restantes países: Espanha, Itália, França, Alemanha e China.