Sirene dos bombeiros de Portimão vai mandar pessoas para casa

Autarquia anunciou que sempre que houver pessoas a mais na rua, a sirene do quartel de bombeiros vai soar para que todos vão para casa.

Foto
Miguel Manso

Sempre que soar a sirene no quartel dos Bombeiros de Portimão não significará que é meio-dia ou que há um incêndio. O fogo será outro: anda demasiada gente na rua. Segundo um comunicado da autarquia, quando forem detectadas “situações anormais de pessoas a circular nas ruas e em espaços públicos da cidade sem qualquer justificação, colocando em risco a saúde comum”, o alarme soará.

Além da sirene que marcará estes dias de Páscoa na cidade algarvia, “ainda serão utilizadas algumas viaturas dos bombeiros, que circularão nas ruas com mensagens sonoras que pedem às pessoas para ficarem em casa, evitando saídas desnecessárias que poderão pôr em perigo as suas vidas e dos familiares”, anuncia a autarquia em comunicado.

O objectivo é sensibilizar os cidadãos para a gravidade da pandemia da covid-19, “cuja eficácia preventiva passa pelo auto-isolamento em casa.” Por isso, quem despeitar a quarentena, será instado, com estes alarmes sonoros, a recolher imediatamente a casa 

A câmara anuncia ainda que na Avenida Tomás Cabreira, na Praia da Rocha, e na zona ribeirinha de Portimão, vão ser aproveitados os altifalantes das Sirenes de Alerta de Tsunami para passar mensagens gravadas bilingues, em português e inglês, solicitando às pessoas para ficarem em casa.

Sugerir correcção
Comentar