O multilateralismo e as crises

Este século tem sido marcado pela existência de uma grande crise em cada década. Defende-se aqui o argumento de que as crise geridas multilateralmente tiveram muito maior sucesso do que aquelas em que os Estados optaram por fazê-lo unilateralmente, ou bilateralmente.

No pós-Segunda Guerra Mundial houve um conceito que se tornou familiar para todos os que se interessam pelas relações internacionais: multilateralismo. Não que ele tenha sido inventado nessa ocasião, já existia bastante antes, mas foi a pedra basilar de toda a arquitetura do mundo criado pelos norte-americanos a seguir a 1945. Depois do fim da Guerra Fria, o internacionalismo liberal, que se difundiu pelo mundo, levou-o mais longe do que nunca, dando origem às formas multilaterais de governança.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários