Coronavírus: Emigrantes detidos em Chaves por “furar” quarentena vão pagar multas até 6 mil euros

Dois dos quatro detidos, empresários da área da construção civil, com empresas a laborar em Portugal, França e na Bélgica, foram condenados a uma multa de 6000 euros cada. Os outros, funcionários daqueles empresários, receberam uma pena de multa de 1800 euros.

Foto
Os quatro homens, que trabalham na Bélgica, foram detidos pela PSP de Chaves Miguel Manso

Os quatro emigrantes de Ribeira de Pena detidos na quarta-feira em Chaves por desobediência à quarentena foram esta quinta-feira condenados a multas entre os 1800 e os 6 mil euros, disse à Lusa fonte judicial.

Segundo a mesma fonte do Tribunal Judicial de Chaves, no distrito de Vila Real, dois dos detidos, empresários da área da construção civil, com empresas a laborar em Portugal, França e na Bélgica com mais de 100 trabalhadores, foram condenados a uma multa de 6000 euros cada. Os outros dois detidos, funcionários daqueles empresários, receberam uma pena de multa de 1800 euros cada, acrescentou.

Após a sentença, um dos condenados explicou à Lusa que quando regressaram a Portugal decidiram alugar uma casa na região de Ribeira de Pena para “cumprir a quarentena” e “proteger os familiares”, saindo “apenas para fazer compras”.

“No primeiro dia que chegámos tivemos a visita da GNR para nos notificar da quarentena. Perguntámos se havia alguma forma de receber comida, alguma empresa de entregas, como UberEats e Glovo, e disseram-nos que não havia nada”, contou.

Segundo o empresário, que foi um dos condenados a 6000 euros de multa, os quatro foram de carro a Chaves para fazerem compras, mas apenas um saiu da viatura e “devidamente protegido com máscara, luvas e gel desinfectante”.

O arguido pediu ainda que haja um melhor esclarecimento por parte das autoridades e que este caso deve ser visto “pelo lado positivo”, pelo facto de terem “alugado casa para fazer quarentena e não contaminar ninguém”. “Perante esta situação era urgente esclarecerem as pessoas que estão a regressar a Portugal em relação à compra de alimentos e informar se podem ou não sair de casa para comprar comida”, vincou.

Os quatro homens, que trabalham na Bélgica, foram detidos pela PSP de Chaves por “desobediência e desrespeito à quarentena que foi imposta”, disse na quarta-feira à Lusa fonte da força policial.

Segundo o comandante da divisão de Chaves, Luís Alves, os emigrantes, com residência em Ribeira de Pena e com idades entre os 19 e 46 anos, entraram em território português dia 22 de Março e foram notificados pela GNR presente na fronteira a permanecer em quarentena durante os 14 dias determinados por lei.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais 480 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 22.000.

Em Portugal, registaram-se 60 mortes, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3544 infecções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direcção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%).

Sugerir correcção
Comentar