Yuval Noah Harari sobre coronavírus: “Parece não haver adultos na sala”

Acredita que o mundo pode superar a pandemia, porque “os humanos são agora muito mais poderosos do que os vírus”. A solução não é fechar fronteiras, mas mais cooperação. “Políticos irresponsáveis”, como Trump, “têm minado a confiança na ciência e na cooperação internacional. Estamos agora a pagar o preço”, diz ao P2 o autor do best-seller literário Sapiens.

Foto
Yuval Noah Harari é autor do best-seller Sapiens Olivier Middendorp

Por estes dias, Yuval Noah Harari tem uma agenda muito menos preenchida. Há poucas semanas, percorria o mundo em conferências e palestras. É um dos pensadores mais requisitados da actualidade, com mais de 23 milhões de livros vendidos (Sapiens — História Breve da Humanidade tornou-se um enorme best-seller; seguiram-se-lhe Homo Deus — História Breve do Amanhã e 21 Lições para o Século XXI). Personalidades como o Presidente da França, Emmanuel Macron, ou a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, querem ouvir este israelita, que olha para o passado e o presente da espécie humana à procura de pistas para prever o que vem aí.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 50 comentários