Coronavírus: Macau pode impor quarentena se casos aumentarem em Portugal

O Governo de Macau admite colocar Portugal na lista de países com cidadãos sujeitos a quarentena caso a pandemia se agrave ou se houver casos importados no território provenientes do país.

Foto
Macau não regista casos novos há mais de um mês LUSA/CARMO CORREIA

O Governo de Macau disse esta quinta-feira que, se o número de casos confirmados de covid-19 em Portugal continuar a aumentar, o território pode impor uma quarentena de 14 dias à entrada em Macau.

“Actualmente o número de casos não é tão elevado”, afirmou a coordenadora do Centro de Prevenção e Controlo da Doença dos Serviços de Saúde, Leong Iek Hou, na conferência de imprensa diária do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.

Contudo, frisou, “caso exista um aumento de casos confirmados em Portugal”, ou se houver “casos importados” em Macau provenientes de Portugal, o território pode colocar o país na lista de alta incidência epidémica de covid-19.

Na mesma conferência de imprensa, o Governo de Macau disse que o perigo se centra agora na possibilidade de casos importados de covid-19, principalmente provenientes de Hong Kong, Malásia, Singapura e de países europeus, num território que não regista casos há 37 dias.

“Não descartamos a possibilidade de haver casos importados” em Macau, disse o director de Saúde de Macau, Lei Chin Ion, na mesma conferência de imprensa, um dia depois de a OMS ter declarado a doença covid-19 uma pandemia.

O responsável afirmou que Singapura, Malásia e Hong Kong têm tido nos últimos dias um crescimento rápido dos casos de covid-19 e que a antiga colónia britânica e a China continental têm registado uma subida de casos importados, “sobretudo as pessoas que estão a voltar de países europeus”.

“Há um abrandamento, no geral, no interior da China. Mas não podemos baixar a guarda”, reiterou, acrescentado que Macau “continua a enfrentar uma ameaça grave”, apesar de já não registar casos há mais de um mês.

Por esta razão, Lei Chin Ion apelou à população para não viajar e não sair do território, apenas quando necessário. Os residentes devem “reduzir entradas e saídas” do território, “evitar convívios e lavar frequentemente as mãos”, afirmou.

O Governo de Macau está a ponderar colocar mais países europeus na lista de alta incidência epidémica de covid-19 e assim impor uma quarentena de 14 dias a quem tenha estado nesses países. Entre essas possibilidades está o caso da Dinamarca, afirmaram as autoridades.

Na terça-feira, entrou em vigor a imposição de uma quarentena de 14 dias para quem tenha estado na Alemanha, Espanha, França ou Japão nos 14 dias anteriores à entrada em Macau. Esta medida vigora também, há algumas semanas, para as pessoas provenientes da Coreia do Sul, de Itália e do Irão. A partir desta quinta-feira, quem tenha estado na Noruega nos 14 dias anteriores à entrada no território será sujeito a exame médico.

Nas últimas 24 horas, a China registou 15 novos casos de infecção pela covid-19, o número mais baixo desde que iniciou a contagem diária, em Janeiro. Até à meia-noite de quarta-feira (16h00 em Lisboa), o número de mortos na China continental, que exclui Macau e Hong Kong, subiu em 11, para 3169. No total, o país soma 80793 infectados.

Sugerir correcção
Comentar