Sérgio Conceição não quer desculpas nos Açores

FC Porto defronta o Santa Clara num momento de alguma fragilidade emocional, depois do adeus à Liga Europa.

Fotogaleria
LUSA/JOSÉ COELHO
Fotogaleria
LUSA/FERNANDO VELUDO

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, admitiu este domingo que o Santa Clara, adversário dos “dragões” na 23.ª jornada da I Liga de futebol, “está num bom momento” e que pode “criar dificuldades”.

O técnico portista acredita que qualquer adversidade que possa surgir no caminho da equipa, no embate desta segunda-feira (19h30), não pode ser desculpa para que não se consiga o objectivo principal: a conquista dos três pontos.

“Penso que vai ser um jogo dentro do que encontramos no campeonato. Um jogo difícil, contra uma equipa que não tem sido muito falada, mas tem mais dois pontos do que no ano passado. É uma equipa bem organizada, que não sofre muitos golos e que nos últimos cinco jogos tem quatro vitórias. É sinónimo de que está num bom momento”, disse o treinador do FC Porto, na conferência de imprensa de antevisão da partida nos Açores.

Sérgio Conceição abordou a questão do mau estado do relvado, mas garantiu que “qualquer adversidade terá que ser ultrapassada”. “Vamos ver como está o relvado. Foi considerado o pior da liga. O Santa Clara nem sequer pode treinar no estádio. Com um bom ou um mau relvado, com as condições que houver - desde que se possa praticar futebol - temos de ultrapassar as adversidades e ganhar o jogo. Não pode haver desculpa para não conquistarmos os nossos objectivos”, avisou.

Questionado sobre o estado de espírito da equipa, após a eliminação da Liga Europa, Sérgio Conceição não escondeu a insatisfação, mas reconheceu que agora o importante é olhar para os “dois objectivos que ainda estão em jogo”.

“Ninguém gosta de perder. Saímos tristes e frustrados por falharmos precocemente um objectivo. Agora temos de reunir forças para conseguir os dois que restam”, frisou.

O treinador da formação “azul e branca” abordou ainda a saída do internacional argentino Renzo Saravia.

“Até Junho não está na equipa. Por isso, não vale a pena falar do que teve de positivo ou negativo. Mas, aproveito para dizer que o Saravia é um ser humano fantástico, muito acarinhado pelos colegas”, explicou.

De acordo com o Sérgio Conceição, o argentino, de 26 anos, que chegou no verão e só disputou seis jogos, “precisa de jogar mais, até porque há uma competição de selecções [Copa América] que ele tem ambição de disputar”.

“Era importante para todos que o Saravia jogasse mais. Já falei algumas vezes sobre as situações que ele pode melhorar e desejo-lhe a maior felicidade do mundo”, acrescentou.

O treinador do FC Porto fez uma breve análise à eliminação das quatro equipas portuguesas nos 16 avos-de-final da Liga Europa, deixando Portugal sem representantes nas provas da UEFA.

“Acho que, em termos de competitividade, o futebol português é diferente do alemão, do inglês, do italiano, do espanhol, do francês... Mas, isso tem a ver com o poder de investimento dos clubes, com a forma como nós poderíamos encaixar jogadores com mais qualidade no futebol português”, explicou.

Já o treinador do Santa Clara, João Henriques, explica que a equipa açoriana terá de se apresentar ao “seu melhor nível” para ultrapassar o FC Porto. “Temos que mostrar competência. Tem que ser um Santa Clara no seu melhor nível para ultrapassar um adversário muito forte e que está na luta pelo título. Colectiva e individualmente, o FC Porto tem argumentos para ultrapassar qualquer adversário”, afirmou o técnico dos açorianos, na antevisão ao encontro.

João Henriques entende que para fazer frente aos “azuis e brancos”, os açorianos terão de apresentar “muita agressividade com bola, muita organização”. Na segunda metade do campeonato, os açorianos venceram quatro em cinco jogos, tendo perdido na última jornada, frente ao Moreirense, enquanto o FC Porto é a única equipa que ganhou os cinco encontros.

Sugerir correcção
Comentar