Subida da inflação na zona euro para 1,4% em Janeiro

Portugal apresenta a terceira taxa de inflação mais baixa da União Europeia.

Foto
Produtos alimentares entre os produtos que registaram subidas de preços em Janeiro Nuno Ferreira Santos

A taxa de inflação anual na zona euro subiu em Janeiro, fixando-se nos 1,4%, face a 1,3% em Dezembro, confirmando a estimativa rápida do Eurostat. Em Portugal, o valor duplicou, passando de 0,4% para 0,8%, a terceira mais baixa da União Europeia (EU).

Os dados publicados esta sexta-feira pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE) revelam que, no conjunto da União a 27, a taxa de inflação subiu em Janeiro para 1,7%, contra 1,6% de Dezembro.

Na comparação homóloga, com Janeiro de 2019, a taxa de inflação na zona euro mantém-se idêntica – era igualmente de 1,4% um ano antes -, enquanto na UE a 27 subiu duas décimas, pois em Janeiro do ano passado era de 1,5%, o mesmo sucedendo em Portugal (de 0,6% para 0,8%).

Depois de ter registado nos últimos dois meses do ano passado a taxa de inflação anual mais baixa da zona euro (0,2% em Novembro e 0,4% em Dezembro), Portugal teve no primeiro mês do corrente ano a terceira mais baixa da União, a par da Dinamarca, e apenas à frente de Itália (0,4%) e Chipre (0,7%).

As taxas anuais mais altas foram observadas na Hungria (4,7%), Roménia (3,9%), República Checa e Polónia (ambas com 3,8%).

De acordo com o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, entre os principais componentes da inflação na zona euro, os sectores com maiores subidas foram os dos serviços (0,68 pontos percentuais), seguido da alimentação, álcool e tabaco (mais 0,40 pontos) e da energia (0,19).

Sugerir correcção
Ler 2 comentários